Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Candidata a musa do Botafogo, gandula chegou perto em 2009 e 2010

Fernanda Maia tentou por dois anos ser a representante do Botafogo no concurso Musa do Brasileirão, do GLOBOESPORTE.COM. Mas bateu na trave. A gandula que roubou a atenção dos torcedores na final da Taça Rio neste domingo, ágil ao repôr a bola no lance que originou o primeiro gol alvinegro na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, ficou entre as três melhores em 2009 e foi vice-campeã em 2010.
saiba mais
Quando participou do concurso, Fernanda já era gandula. Com 1,57m e 53kg, a carioca terminava o curso de Educação Física e nunca havia trabalhado como modelo fotográfica. No questionário de inscrição, já repetia seu mantra deste domingo.
- O que me deixa feliz é um domingo ensolarado no Engenhão - dizia.
fernanda maia gândula engenhão botafogo e vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fernanda Maia em ação na final da Taça Rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Na música, suas preferências eram Djavan, Asa de Águia e Jorge Vercilo. No cinema, o filme que mais gostava era "Harry Potter". O que mais chamava sua atenção em um homem era o sorriso, e suas partes preferidas no próprio corpo eram bumbum e cabelos.
Fernanda Maia gandula Botafogo (Foto: Divulgação)Fernanda Maia concorreu ao posto de musa do Botafogo no GLOBOESPORTE.COM (Foto: Divulgação)
Confira as medidas da gandula, que por pouco não conseguiu ser a musa alvinegra:
Altura: 1,57m
Peso: 53kg
Busto: 82cm
Quadril: 98cm

PARABÉNS BOTAFOGUENSES - CAMPEÃO DA TAÇA RIO 2012


Presidente do Botafogo vibra com conquista: ‘Vitória da determinação’

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, ficou eufórico com o título da Taça Rio, neste domingo, sobre o Vasco. Foi a primeira conquista do Glorioso no Engenhão. O mandatário do clube chegou a erguer o troféu do segundo turno do Campeonato Carioca.
Depois da vitória de 3 a 1 sobre o Vasco, o dirigente elogiou a entrega da equipe. Para ele, o jogo foi a prova de que os atletas podem ser guerreiros em campo.
- Acho que foi a vitória da aplicação tática, da determinação, da entrega. O Botafogo mostrou que pode ser valente em campo, que sabe fazer os gols. Jogamos com uma determinação incrível, e foi isso que valeu. Tudo isso deixa a gente satisfeito – disse Assumpção, em entrevista para a Rádio Tupi.
mauricio assumpção botafogo troféu taça rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Maurício Assumpção ergue a taça, sob os olhares do elenco (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O dirigente, porém, alertou que a conquista da Taça Rio não garante o título do Campeonato Carioca. Ainda é preciso passar pelo Fluminense, campeão da Taça Guanabara, nos dois jogos da finalíssima.
- Não ganhamos nada. O Fluminense está só esperando a gente. Temos a Copa do Brasil no meio, e eles têm a Libertadores. Mas vão ser dois clássicos muito bonitos. Vai perder o torcedor que não for ao estádio.
Os dois jogos da decisão estadual serão nos próximos domingos, dias 6 e 13 de maio. Ambos ocorrerão no Engenhão.

domingo, 29 de abril de 2012

BOTAFOGO CONQUISTA A TAÇA RIO

É coisa de louco chegar a maio invicto, ganhar a Taça Rio com um atropelo sobre o Vasco, ir à decisão do Campeonato Carioca com sobras. É coisa de Loco. De Loco Abreu. Com dois gols do uruguaio, o Botafogo venceu o Vasco por 3 a 1 neste domingo, no Engenhão, e conquistou o segundo turno do Estadual - primeira taça erguida pelo clube no estádio. Maicosuel fez o outro. Carlos Alberto descontou.
O Alvinegro agora encara o Fluminense, campeão da Taça Guanabara, na finalíssima do Rio de Janeiro. Ao Vasco, resta remoer o jejum. Os cruz-maltinos não vencem o Estadual desde 2003. Desde então, só ganharam um turno, na temporada seguinte.
Botafogo e Fluminense reeditam a semifinal do primeiro turno, único momento de derrota do Alvinegro em 2012. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, os tricolores ganharam nos pênaltis, por 4 a 3. Os dois jogos da final são nos próximos domingos, no Engenhão. As equipes não decidem o Estadual desde 1975 – quando a final teve um triangular, também com a presença do Vasco.
loco abreu botafogo gol vasco (Foto: Fernando Soutello / Agif)

AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS


O SINDIACS/ACE convida todos os seus associados para participarem do evento em comemoração ao Dia do Trabalhador na terça-feira 01/05 no Recanto dos Comerciários de Itabuna, localizado na rua Aurora, 270, Conceição, Itabuna-Ba. Haverá feira social no turno matutino e a tarde a festa fica por conta das bandas Lordão e Zabunbahia.
A comemoração é organizada pela CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Regional Sul da Bahia, e seus sindicatos filiados. A CTB é a central que o sindiacs/ace é filiado. Os sindicacs/ace disponibilizará convites para todos os seus associados é só entrar em contato com a sede através do numero (73)3212-7252.

JORNAL A REGIÃO

Conselho Municipal de Saúde rebate ataques
de Azevedo em entrevista na TV Cabrália, na quarta, 25, quando ele cita os conselheiros que votaram contra o retorno do Comando Único para Itabuna. “Quando prefeito fala, nos sentimos como se fossemos Alice no País das Maravilhas”, diz Maria das Graças Souza, presidente do CMS.
maria das gracas
O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo,
continua inconformado com a perda da gestão plena da Saúde por desvio de verbas e irregularidades. Nesta semana, a prefeitura chegou a inventar que o Ministério da Saúde tinha devolvido a plena. Mas isso depende do Conselho Estadual.
Maria das Graças diz que não é verdade quando o prefeito José Nilton Azevedo fala que este recurso é para contratar ginecologista, odontólogo, clínico, “pois estas são ações da Atenção Básica e o município continua com o Comando da Atenção Básica”.
Para isso, ele recebe as verbas mensalmente do Ministério da Saúde. Esses recursos são para manter os postos de saúde funcionando, garantir que o odontólogo tenha condições e equipamentos, que as unidades tenham material para curativos, que não faltem médicos.
Os recursos que o município recebe também são para evitar que as pessoas continuem morrendo por causa da dengue. “O prefeito precisa entender um pouco mais de gestão em saúde e dos recursos que são repassados ponto a ponto, para depois emitir qualquer opinião sobre o assunto”.
Atenção Básica
A presidente lembra que Itabuna não perdeu a condição de gestor dos recursos da Atenção Básica. O básico seria garantir acesso nas Unidades de Saúde, evitando a ida da população ao hospital para tratar de uma dor de cabeça, de pressão alta ou diabetes.
Este tipo de atendimento deve ser feito no posto de saúde. “Os hospitais de Itabuna estão fazendo o papel de posto de saúde devido à precariedade dos serviços da Atenção Básica que, volto a dizer, é responsabilidade da gestão do município”.
Ela alerta que outra mentira do prefeito é que o município está atendendo 121 municípios, como se eles não recebessem nada por isso. “É salutar esclarecer que Itabuna não foi obrigada a pactuar com
os outros municípios, no momento das discussões entre os gestores”.
O município fica com o livre arbítrio de aceitar ou não a pactuação e, se Itabuna diz que aceita, precisa cumprir com o que ofertou. “Os recursos que iriam, por exemplo, para o município de Itajuípe fazer um atendimento em cardiologia, deixam de ir para Itajuípe e vem para Itabuna”.
Quanto ao Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM), o município precisa mostrar para a população de Itabuna quanto tem investido nele, que é 100% municipal, lembra Maria das Graças. Para ela, “ficam tentando confundir a população dizendo que o repasse é insuficiente”.
É preciso explicar que o Estado apenas compra serviços do Hospital de Base. Quem tem que custear é o município de Itabuna. “O que tem existe na verdade é um verdadeiro cabide de empregos”.
“A atual gestão do HBLEM tem tentado desenvolver um trabalho sério e se aproximado do CMS, porém a diretoria do hospital tem travado uma luta muito intensa para manter a unidade aberta e precisa mendigar e fazer plantão na porta da secretaria de saúde para conseguir algum recurso”.
Só palavras
A representante do CMS lembra que é preciso que o prefeito apresente o custeio do Hospital de Base, não apenas com palavras, mas com a apresentação das transferências bancarias. Ela ratifica que a saúde de Itabuna “está um caos” e isso não é culpa do Conselho.
“O CMS não executa as ações, apenas fiscaliza as ações em saúde. Os 14 Conselheiros de Saúde que votaram contra sabem muito bem da responsabilidade que tem com a população e jamais estariam contra o retorno do Comando Único se percebessem que a situação estava boa”.
Maria das Graças denuncia que os conselheiros foram assediados com promessas de emprego e dinheiro se votassem a favor do retorno da Plena. “Os telefones dos conselheiros não pararam de tocar. Mesmo com as ricas promessas, eles foram éticos e não aceitaram a propina. Votaram pelo correto”.
Ela alerta a população para não se deixar contaminar pela fala da gestão municipal. “Estão tentando denegrir a imagem do Conselho Municipal de Saúde simplesmente porque os conselheiros não foram conivente com o errado. Nós somos o controle social do SUS”.
“O parecer foi construído á partir de dados reais, visitas nas Unidades do município foram realizadas. O CMS solicitou direito de esclarecimento à TV Cabrália, estamos esperando a resposta para que possamos nos pronunciar sobre o assunto”.

Calça de Silvio Santos quase cai durante gravação

Silvio Santos foi surpreendido por suspensório que arrebentou durante gravação de programa. Imagem: Reprodução/TV
Imagem: Reprodução/TV
Silvio Santos foi surpreendido por suspensório que arrebentou durante gravação de programa. Imagem: Reprodução/TV


O apresentador Silvio Santos quase ficou sem as calças durante gravação do seu programa. Ele apresentava um quadro quando seu suspensário arrebentou. Silvio conseguiu evitar o pior, mas teve que ser levado ás pressas para o camarim. A plateia e o assistente de palco Liminha caíram na gargalhada.
As imagens devem ir ao ar amanhã à tarde, já que depois de consertar o suspensório, Silvio insistiu para que a produção inserisse o "acidente" no programa.

sábado, 28 de abril de 2012


Em nome de toda DIRETORIA da AACSI pelos parabéns recebidos dos Agentes de Itabuna e Região e tendo a certeza que a nova DIRETORIA fará um ótimo trabalho desde já agradecemos a todos os que expressaram esperanças de dias melhores e de novas conquistas...

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ITABUNA-BA: Usemi inaugura novos espaços com festa para servidores

A União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi) vai comemorar o Dia do Trabalhador com uma programação extensa e bastante variada. O objetivo é promover a integração entre os funcionários e apresentar intervenções e melhorias realizadas pela diretoria da entidade.

Na segunda-feira (30), serão inaugurados a pista de dança e o parque aquático da Usemi, em uma festa animada pelo seresteiro Figueiredo. No dia seguinte, 1º de maio, a grande atração será a entrega do campo de futebol society. Além de som ao vivo em ritmo de pagode durante todo o dia, à beira da piscina, haverá um torneio de futebol entre os servidores das diversas secretarias. “Será sem dúvida um momento importante não só de lazer e entretenimento, mas de integração, confraternização e de muita alegria para todos os servidores e convidados. Estamos programando a festa com carinho e no capricho”, diz o presidente do clube, José Inácio Damasceno.

As atrações musicais que vão garantir a animação da festa, são Samba de Migué, Entre Amigos, Teddy Moreno e Armstrong, Carimbo do Maluco, Rock in Rio e Dani.

FEBACS - FEDERAÇÃO BAIANA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

CONACS

CONACS - Notícias

SEMANA DE FATOS INÉDITOS!
Os trabalhos da CONACS nessa semana representou uma grande vitória, pois a liderança do PT cedeu ao apelo dos Parlamentares e Agentes de Saúde presentes na Câmara de Deputados, e finalmente, assinou junto com os demais Líderes de Partido o requerimento de inclusão na Pauta para votação imediata do PL 7495/06.
Uma semana de fatos inéditos
De forma pacífica a CONACS conseguiu mais um feito inédito na Câmara de Deputados, e em um só dia colheu aproximadamente 400 assinaturas de Deputados Federais de todos os Partidos dando apoio incondicional a VOTAÇÃO IMEDIATA do PL 7495/06, que regulamenta a EC 63/10.
Com uma estratégia perfeita, os mais de 500 ACS e ACE trazidos pelas Federações de Pernambuco, Bahia e Maranhão, e liderados pela CONACS ocuparam todos os Anexos da Câmara de Deputados, visitaram os 513 gabinetes, e juntos marcaram presença até à meia noite nas galerias do Plenário Ulisses Guimarães, nos dois dias de mobilização.
Contando ainda com a participação de lideranças dos Estados de Goiás e do Rio de Janeiro, a CONACS realizou inúmeras reuniões com Parlamentares compromissados com a aprovação do PL 7495/06, tendo como resultado a entrega do requerimento de inclusão na pauta para votação do PL 7495/06 ao Presidente da Câmara Dep. Marco Maia (PT/RS), sendo essa uma das semanas que ficará na história, pois, pela primeira vez, mais de 15 parlamentares vestiram literalmente a camisa dos ACS e ACE e mostraram que estão juntos conosco nessa luta!
Estratégias para a próxima semana
Para a próxima semana a mobilização será de responsabilidade da Federação Goiana dos ACS e ACE, e, portanto, a sua Presidente Ruth Brilhante desde já CONVOCA seus filiados a estarem na Câmara de Deputados no dia 02/05 a partir da 08:00h da manhã , já que a nossa próxima batalha será conseguir o apoio do Líder de Governo na Câmara, Deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), única barreira que ainda resta para a votação do PL 7495/06.
Autorizado sua reprodução desde que seja garantida a identidade da autoria
TEXTO: Dra. Elane Alves de Almeida

AZEVEDO ACUSA PT DE MANIPULAR CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Azevedo acusa integrantes de conselho.

“O Conselho Municipal de Saúde está a serviço de um partido. Ano passado flagrei seus integrantes em encontro reservado com um casalzinho que vocês conhecem. Foi em fevereiro do ano passado no Tarik” denunciou o prefeito Capitão Azevedo na reunião de lideres do PMDB na manhã desta sexta-feira, 27, na Câmara de Vereadores. O prefeito faz alusão a uma reunião do deputado Geraldo Simões e a esposa, Juçara Feitosa, com quatro petistas que também são integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
“A presidente [do Conselho] veio à frente, abriu a porta e tomou um susto quando nos viu: o prefeito de IbicuÍ e presidente da Amurc, Cláudio Dourado, o vereador Rui Machado, presidente desta Casa e eu. O vereador me orientou a cumprimentar a todos, o que acabei fazendo para que se tocassem que não podiam ficar escondidos”, contou Azevedo, sob protestos de inflamados militantes do DEM e do PMDB.
Por isso, disse o prefeito “o CMS atua frontalmente contra os interesses de Itabuna que, apesar de atender a 120 municípios, vê minguar as verbas repassadas pelo Ministério da Saúde por não contar com a gestão plena. Queriam fragilizar o prefeito, mas acabaram prejudicando a saúde do povo, o que é muita maldade”.

A política de saúde como desculpa para acessar o dinheiro da Gestão Plena de Saúde


Já era esperado que em 2012, por ser ano eleitoral, aumentassem as investidas do poder público municipal de Itabuna em busca dos recursos financeiros da média e alta complexidade da gestão plena da saúde. E por esse motivo no mês de fevereiro criou-se, por consenso dos conselheiros municipais de Saúde, inclusive com a presença do secretário municipal de Saúde e demais conselheiros que representam a gestão municipal, uma comissão técnica, formada por entidades isentas no debate, para definir se o Município reuniria as condições de pleitear o retorno do comando único da saúde. Ficaram de fora dessa comissão o poder público municipal e a Sesab, justamente para evitar que os interesses influenciassem os trabalhos.

A conclusão desse estudo confirmou o que toda a cidade já sabia, que o poder público municipal não busca sanar as irregularidades e deficiências existentes na atenção básica e no Hospital de Base. Muitas delas apontadas reiteradas vezes pelo Conselho Municipal de Saúde e pelo Ministério Público Estadual, onde certamente se as recomendações que visavam solucionar os problemas tivessem sido seguidas, inevitavelmente o comando único da saúde já teria se restabelecido em Itabuna.

Não poderia ser diferente. Aliás, qualquer órgão que vá analisar seriamente a possibilidade de retorno da gestão plena da saúde em Itabuna, levando em conta critérios técnicos, teria resistência em opinar positivamente. Serviços como o de saúde bucal não funcionam, a estrutura dos postos de saúde deteriorada, atendimento ao usuário totalmente precarizado, frota da Secretaria de Saúde servindo outras finalidades, acompanhamentos de pré-natal não funcionam, entre outros entraves. Além de tudo isso, as contas da saúde são reprovadas de forma recorrente pelo Conselho Municipal de Saúde e pelo tribunal de contas dos municípios.

Se observarmos apenas o Hospital de Base, veremos que por lá não se faz licitações, inchou-se o quadro de funcionários com indicações políticas – saindo 300 para mais de mil funcionários -, e com graves indícios de desvio de dinheiro público, frequentemente apontados pelo Ministério Público.

O atual prefeito de Itabuna padece de um mal inaceitável. Ele só enxerga aquilo que quer ver e assim, para ele, estariam errados o Conselho Municipal de Saúde, o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas dos Municípios e quem mais ousar contribuir apontando as falhas da saúde local. O resultado disso é que, como ele se nega a corrigi-las, a população, que precisa dos serviços, é quem padece com as consequências de seus atos.

Raimundo Santana é coordenador do SINTESI e dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde.

ITABUNA: A DECISÃO DO AFASTAMENTO DOS VEREADORES

Os seis vereadores de Itabuna foram afastados pela justiça por 90 dias, e não por 180. Segue abaixo a decisão da juíza Rosineide Almeida de Andrade.

0003334-62.2012.805.0113 – Cautelar Inominada
Autor(s): Ministério Público Do Estado Da Bahia
Reu(s): Antonio Carlos Costa, Alisson Cerqueira Rodrigues, Banco Do Brasil S/A e outros
Advogado(s): Aline Santos Alexandrino, Harrison Ferreira Leite, Luiz Antonio dos Santos Bezerra, Sérgio Alexandre Meneses Habib, Valdice Lourenço dos Santos Bezerra

Decisão: Isto posto, com base nos elementos fáticos e fundamentos acima descritos, bem como no poder geral de cautela, defiro os pedidos em caráter liminar para determinar

Oficiem-se os Banco do Bradesco, agência praça Siqueira Campos, Itabuna/BA e o Banco do Brasil S/A, agência da Prefeitura de Itabuna/BA, para, no prazo de 15 (quinze)dias, remeter a este Juízo cópias de todos os contratos de empréstimos consignados celebrados, entre o período de janeiro de 2009 a dezembro de 2011, por força de convênio firmado com a Câmara Municipal de Itabuna, onde figuram como contratantes servidores públicos concursados, comissionados, além de todos os vereadores deste município, acompanhados de todos os documentos acostados aos referidos contratos, tais como contracheques, cédula do RG, CPF, autorização de vereador para a celebração do negócio jurídico, entre outros, porventura exigidos pelas instituições financeiras, sob pena de multa diária, fixada, desde já, no valor de R$500,00 (quinhentos reais), com fulcro no art. 11 da Lei 7.347/85 e no poder geral de cautela, sem prejuízo das demais sanções cabíveis pelo eventual descumprimento. Havendo descumprimento desta medida no prazo estipulado, determino: 1.1) A busca e apreensão dos documentos acima elencados, inclusive e se necessário, utilizando de força policial, na forma dos arts. 842 e 843 do CPC

4) O afastamento temporário dos requeridos Clóvis Loiola de Freitas, José Raimundo Pólvora de Oliveira, José Ricardo Mattos Bacelar, Roberto Tadeu Pontes de Souza, Solon Pinheiro de Brito Lima e Wenceslau Augusto Santos Júnior do exercício do mandato de Vereadores da Câmara Municipal de Itabuna/BA, pelo prazo de 90 (noventa) dias, para salvaguardar a efetiva instrução processual, sem prejuízo do direito ao recebimento integral dos proventos do cargo, assegurado pelo art. 20, parágrafo único, da Lei 8.429/92

A indisponibilidade dos bens pertencentes a Antônio Carlos Costa, Alisson Cerqueira Rodrigues, Clovis Loiola de Freitas, Eduardo Freire Menezes, Franklin Sousa Silva, José Raimundo Pólvora de Oliveira, José Ricardo Mattos Bacelar, José Rodrigues Júnior, Kleber Ferreira da Silva, Polliana Santos Barreto, Roberto Tadeu Pontes de Souza, Solon Pinheiro de Brito Lima e Wenscelau Augusto Santos Jr., como forma de assegurar o integral ressarcimento dos danos causados ao erário, limitando-a ao montante de R$ 2. 572.272,99 (Dois milhões quinhentos e setenta e dois mil reais e noventa e nove centavos) referente ao patrimônio de cada um dos requeridos

Isto posto, fica esta Magistrada impossibilitada de fetuar eventual juízo de retratação. Intime-se. Itabuna/BA, 26 de abril de 2012.

Rosineide Almeida de Andrade
Juíza de Direito, em substituição (Portaria nº 031/SEMAG-DJE nº 678, 19/03/2012).

"A diretoria da Comissão Provisória do PMDB-Itabuna convida o(a) ilustre comunicador(a)para uma entrevista coletiva que será concedida pelo presidente do PMDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, e pelo vice-presidente para Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima. O encontro está marcado para essa sexta-feira, às 11 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Itabuna.
Sua presença é muito importante!

PMDB-Itabuna"

quinta-feira, 26 de abril de 2012

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E COLEGAS


Foram recolhidas mais de 2 mil assinaturas em abaixo assinado
O administrador da Unidade Básica de Saúde Izolina Guimarães, localizado no bairro Zildolândia, Fábio Santana foi exonerado do cargo hoje pela manhã. Por conta da demissão, os agentes comunitários e colegas de trabalho fizeram um protesto nesta quinta-feira (26) não realizando atendimento. As portas foram fechadas e, quem chegasse para ser atendido teve que voltar para casa.
Fábio vinha mostrando resultados na administração da unidade
Segundo os manifestantes, o motivo do repúdio seria pela natureza da demissão, “puramente política.”, pois o vereador afastado pela justiça Solon Pinheiro, bradou para todos os lados, afirmando que o cargo é dele, como um acordo com o prefeito Azevedo. “Isso está acontecendo pelo fato de Fábio não caminhar mais com ele, aí Solon pediu a cabeça do rapaz”, informa uma colega.

PIMENTA NAMUQUECA JUSTIÇA AFASTA SEIS VEREADORES DE ITABUNA

Bacelar, Wenceslau, Pólvora, Loiola, Roberto e Solon: afastados.

A juíza substituta da 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Rosineide Almeida, aceitou o pedido da promotoria pública em ação cautelar e afastou seis vereadores por suposto envolvimento com a Máfia do Consignado na Câmara Municipal.
A decisão tomada nesta tarde atinge os vereadores Clóvis Loiola (PSDC), Raimundo Pólvora (DEM), Ricardo Bacelar (PSC), Roberto de Souza (PR), Solon Pinheiro (DEM) e Wenceslau Júnior (PCdoB).
Os vereadores serão afastados por um prazo de 180 dias para que não atrapalhem as investigações. Conforme o promotor público Inocêncio de Carvalho, existem provas robustas de envolvimento de vereadores e ex-assessores da Câmara, como Alisson Cerqueira, Kléber Ferreira e Antonio Carlos Carrero.
A juíza Rosineide Almeida mandou intimar Prefeitura de Itabuna, Ministério Público Estadual, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Central do Brasil, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e cartórios de imóveis.
Com o afastamento dos vereadores, tomam posse os suplentes Neide de Carlito (PMN), Júnior Brandão (PT), Piçarra (PSDB) e Rosivaldo Pinheiro (PCdoB). A decisão mantém Glebão (PV) e Nadson Monteiro (PPS), suplentes que assumiram mandato em janeiro com o afastamento dos vereadores Clóvis Loiola e Ricardo Bacelar em outro processo.

APROVADO O REAJUSTE SALARIAL!!!

APÓS UMA ASSEMBLÉIA MOVIMENTADA A CATEGORIA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA APROVOU O NOVO REAJUSTE SALARIAL, ASSIM COMO DELIBERADO EM ASSEMBLÉIA ANTERIOR A COMISSÃO RENEGOCIOU A DISTRIBUIÇÃO DO REAJUSTE NO CONTRA CHEQUE, APÓS A APROVAÇÃO OS VENCIMENTOS DA CATEGORIA FICARÁ DA SEGUINTE FORMA:
SALÁRIO BASE ------------------- 675,00
INSALUBRIDADE (20%) --------- 135,00
V.P.I. -------------------------------- 190,00
TOTAL -------------------------- R$ 1.000,00

PARA AS UNIDADES CONTEMPLADAS COM O PMAQ OS VENCIMENTOS AINDA SERÃO ACRECIDOS DESTA GRATIFICAÇÃO FICANDO EM R$ 1.000,00 + PMAQ.



A DIRETORIA AGRADECE A TODOS POR SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E CONTA COM O APOIO DE TODOS VOCÊS PARA AS PRÓXIMAS LUTAS.

Itabuna : Bairro São Caetano bate recorde de dengue

Dados da Vigilância Epidemiológica da Bahia mostram que, entre primeiro de janeiro e esta quarta-feira, o bairro São Caetano, sozinho, registra mais casos de dengue do que Itabuna inteira no mesmo período de 2011.

No São Caetano já foram notificadas 163 ocorrências neste ano. No mesmo período de 2011 todos os bairros de Itabuna registraram 142 notificações. Outro bairro que aumentou a quantidade de doentes foi o Santo Antônio.

Já são 153 notificações. A terceira colocação é ocupada pelo Fátima, com 118 casos de dengue notificados; seguido de Califórnia com 113 ocorrências. No geral, Itabuna registra um aumento de 1.100% em casos de dengue.

Entre janeiro e esta quarta foram feitas mais de 1.700 notificações. A taxa de incidência acumulada é de 423 casos para cada grupo de 100 mil pessoas. E existe suspeita de sub-notificação de casos.

RENATO COSTA DEVERÁ SER O PREFEITURÁVEL DO PMDB

Os pré-candidatos a vereador do PMDB e sua executiva de Itabuna, decidiram por unanimidade, indicar o nome do médico e ex-deputado estadual, Renato Costa, para disputar as eleições majoritárias pela sigla, em se confirmando a saída de Leninha da Auto-Escola. O partido também está organizando a chegada do presidente do PMDB estadual, Lúcio Vieira Lima e do vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, no dia 27 de abril. O pronunciamento de Leninha está sendo aguardado pelos pré-candidatos, fato que pode ocorrer no dia 27 na Câmara Municipal, onde será o encontro do PMDB. No mesmo dia, Lúcio Vieira Lima, deve bater o martelo no nome do pré-candidato do partido em Itabuna. Tanto a comissão executiva quanto os pré-candidatos estão confiantes que o nome com maior representatividade, expressão e respaldo é o do ex-deputado Renato Costa. Agora é só esperar sexta-feira chegar, para saber se Renato aceita mais esse desafio.

FTC ITABUNA: CLÁUDIO VIEIRA FALARÁ SOBRE “PERSEVERANÇA E SUPERAÇÃO

Portador de uma deficiência física rara, o contabilista Cláudio Vieira Oliveira estará na FTC Itabuna, onde fará palestras sobre “Perseverança e Superação” para um público formado por estudantes, professores e colaboradores da Faculdade. As palestras, de caráter motivacional, acontecem nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26 de abril.

Natural de Monte Santo, no sertão baiano, Cláudio Vieira mesmo tendo sua coluna completamente vergada para trás e com braços e pernas atrofiados tem demonstrado que as limitações físicas já mais foram obstáculos para sua vida. Prova disto foi a conclusão do ensino médio em 1997 e a graduação superior em Ciências Contábeis na FTC Feira de Santana.

“Não importa a forma do corpo, todos nós temos o direito à vida, mas independente de quaisquer circunstâncias nascemos para brilhar, fazer valer nossa capacidade criativa para construir a manhã sem guerras, simplesmente um mundo melhor onde todos independente de cor, credo ou forma, tenham as mesmas oportunidades”, afirma Cláudio em sua página na Internet.

Vieira, além de atuar como consultor na área contábil, vem se destacando como palestrante motivacional. “Hoje, mesmo com as minhas diferenças, sinto que tenho mais que duas asas para voar, tenho mais que uma árvore para pousar, tenho o mundo inteiro para conquistar, basta que eu tenha consciência do meu potencial e acreditar que nasci ilimitado através da coragem e da vontade de lutar por dias melhores”, argumenta

quarta-feira, 25 de abril de 2012

INADIMPLÊNCIA DO EMPREGADOR NOS DEPÓSITOS DO FGTS NÃO É MOTIVO PARA RESCISÃO INDIRETA

A 1ª Câmara do TRT negou provimento ao recurso de um trabalhador de uma empresa do ramo de comércio de máquinas agrícolas. O reclamante insistia na rescisão indireta do contrato de trabalho, mais a condenação da empresa ao pagamento de multa prevista no artigo 467 da CLT, pelo atraso no recolhimento do FGTS.
O relator do acórdão, desembargador Claudinei Zapata Marques, entendeu que, apesar da tese sustentada pelo autor, “a irregularidade nos depósitos do FGTS não é falta suficiente, por si só, para caracterizar a justa causa por culpa do empregador”, e acrescentou que “os depósitos poderão ser regularizados a qualquer tempo, inclusive por vias judiciais, ou por via administrativa, no momento oportuno para movimentação da conta vinculada”.
A própria empresa reconheceu a dívida e assinou Termo de Confissão de Dívida e Compromisso de Pagamento para com o FGTS – Débito Inscrito, firmado perante a Caixa Econômica Federal, para o parcelamento da dívida.
O acórdão também discordou do trabalhador quanto à condenação da empresa à multa do artigo 467 da CLT. Segundo o reclamante, a confissão da reclamada quanto ao inadimplemento do FGTS é fato incontroverso e, segundo ele, daria ensejo à aplicação da multa, uma vez que “a empresa se negou a realizar o pagamento desses valores na data do comparecimento à Justiça do Trabalho”.
No entendimento da decisão colegiada, porém, “os depósitos mensais do FGTS não são verbas rescisórias, das quais trata a norma celetista citada, e seu inadimplemento não é motivo para a punição pretendida”. O acórdão lembrou também que “sequer houve rescisão do contrato de trabalho do autor, o que afasta, de uma vez por todas, a aplicação do artigo celetário invocado”.
A Câmara manteve integralmente, em conclusão, a sentença proferida pela Vara do Trabalho de Matão. (Processo 0000209-92.2011.5.15.0081).

CARACTERIZAR ABANDONO DE EMPREGO PRECISA DE INTENÇÃO DO TRABALHADOR

Em acórdão da 10ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério entendeu que, para a caracterização do abandono de emprego, tal qual previsto no artigo 482, “i”, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não basta apenas a ausência da formalidade legal de outro artigo celetista – 392, § 1º –, que exige a notificação do empregador da data de início do afastamento em virtude de parto superveniente.
No caso analisado pela turma, a empregada encontrava-se em férias quando, no último dia do descanso anual, deu à luz a uma menina, não retornando, portanto, às atividades laborais, já que teve início o período de licença-maternidade, também prevista pelo já mencionado artigo 392 da CLT.
Portanto, ainda que não tenha sido providenciada a formalidade legal relativa à notificação do empregador para o início do afastamento da trabalhadora, ficou claro que essa não apresentava intenção de abandonar seu posto de trabalho. O não retorno às atividades profissionais aconteceu tão somente em virtude da ocorrência do parto, no último dia do gozo das férias anuais.
A desembargadora ressaltou, ainda, que “a reclamante desde a confirmação da gravidez já estava sob o manto da garantia constitucional de estabilidade à gestante prevista no art. 10, II, b do ADCT, que não impõe nenhuma comunicação à empresa a respeito” e observou ainda que ficou claro nos autos que a trabalhadora esteve presente na empresa durante praticamente toda a gestação, confirmando ainda mais a ausência de animus abandonandi por parte dessa.
Assim, por unanimidade de votos, foi reconsiderado o abandono de emprego da autora, afastando-se a justa causa aplicada pela decisão de 1º grau. (Proc. 00187006820095020053 – RO).

terça-feira, 24 de abril de 2012


Edital de Convocação de Posse da Nova Diretoria do Biênio 2012/2014

AACSI – ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE ITABUNA

Itabuna, 24 de março de 2012.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA DE POSSE – BIÊNIO 2012/2014

Na oportunidade em que cumprimento aos Agentes Comunitários de Saúde de Itabuna, Agentes de Combate às Endemias, Convidados e a Sociedade em geral informamos que ocorrerá a Assembleia de Posse dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o biênio 2012/2014 da Associação dos Agentes Comunitários de saúde de Itabuna – AACSI, a ser realizada no dia 04 de Maio de 2012, às 16 horas, na USEMI – União dos Servidores Municipais de Itabuna. O evento contará com apresentação do cantor Marcelo dos teclados.

Na expectativa da sua especial participação  agradecemos desde já, colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos pelo telefone (73) 8848- 3222.

Atenciosamente.

Robson Marcos Ramos de Oliveira

Presidente da AACSI

Câncer de intestino está ligado à ingestão de carne vermelha, aponta estudo


O consumo excessivo de carne vermelha é apontado como fator de risco para vários tumores, mas no caso do câncer de intestino grosso, que já é um dos mais frequentes entre os paulistanos, essa relação se torna mais evidente. É o que mostra uma revisão de seis estudos científicos que será apresentada em junho no congresso da Sociedade Americana de Câncer, nos EUA, sob o comando de Alexandra Paola Zandonai, especialista em enfermagem oncológica pela Universidade de São Paulo (USP).
Em seu trabalho, a profissional observou que a ingestão diária de carne bovina ou suína, independentemente do tamanho da porção, aumentou em até 35% o risco de desenvolver câncer de intestino grosso, ou colorretal, porcentual que sobe para 49% no caso dos embutidos - entre eles salame, salsicha e até peito de peru. Uma solução apontada por ela para amenizar o problema é substituir a carne vermelha pela branca. "Os peixes, principalmente, são ricos em ácidos graxos, benéficos ao corpo".

Os resultados do trabalho podem ajudar a esclarecer os principais fatores ligados a esse tipo de câncer, pouco explorado em campanhas públicas e cada vez mais comum em locais desenvolvidos. "É a segunda neoplasia com maior incidência no Sudeste e a terceira no país", frisa o oncologista Samuel Aguiar Júnior, diretor do Núcleo de Tumores Colorretais do Hospital A. C. Camargo.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Parteiras tradicionais indígenas passam por qualificação


Encontro realizado em Roraima faz parte da estratégia da Rede Cegonha e capacitará 30 mulheres para que auxiliem o os cuidados aos recém-nascidos nas aldeias
Trinta parteiras tradicionais indígenas das etnias Makuxi e Wapixana, ambas do estado de Roraima, participam de encontro de qualificação em cuidados com recém-nascido, que será realizado a partir desta segunda-feira (23) até 30 de abril, na comunidade indígena de Tabalascada, na cidade Cantá, município distante 40 quilômetros da capital Boa Vista. A iniciativa do encontro é da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima, em parceria com Secretaria de Saúde de Roraima. A ação faz parte do programa Rede Cegonha.
O objetivo do encontro é capacitar as parteiras para que auxiliem nos cuidados básicos imediatos aos recém-nascidos nas aldeias e com isso ajudar na redução da mortalidade infantil. A abertura do curso ocorre nesta segunda, a partir das 9h, e contará com a presença chefe da DSEI Leste de Roraima, Dorotéia Reginalda Moreira Gomes, e do secretário Estadual de Saúde de Roraima, Antônio Leocadio Filho. Durante o evento serão entregues 30 kits com equipamentos básicos de assistência imediata ao recém-nascido. Os kits possuem 35 itens, entre eles, estojo de alumínio com tesoura reta, fita métrica uterina, capa de chuva e balança pediátrica. Os Kits foram fornecidos pela Secretaria de Saúde de Roraima.
A capacitação também faz parte da estratégia da SESAI de promover atenção integral à saúde por meio da integração entre a medicina tradicional indígena com as práticas da medicina ocidental. As parteiras são profissionais importantes na atenção à saúde indígena no que se refere ao auxilio às equipes de saúde no pré-natal e também no parto, principalmente em aldeias de difícil acesso. De acordo com o último levantamento do Distrito, atualmente existem cadastradas no DSEI 78 parteiras, sendo que 95% delas também são Agentes Indígenas de Saúde (AIS).
A metodologia utilizada na qualificação será a participativa baseada na educação popular. Assim, durante o curso, além das orientações sobre as principais doenças e complicações com recém-nascidos e a identificação de casos de gestação de risco, as parteiras irão relatar casos de partos que fizeram e descrever seus conhecimentos tradicionais relacionados à gestação e ao parto: como a concepção cultural de cada etnia sobre a gestação, o uso de ervas medicinais e restrições alimentares durante a gravidez e puerpério (pós-parto). O evento contará com a participação de um consultor do Ministério da Saúde, dois facilitadores do DSEI Leste e duas médicas pediatras.
Sobre o DSEI Leste de Roraima – O Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, responsável por organizar e prestar o atendimento básico de saúde aos indígenas que vivem na região leste e norte de Roraima, inclusive nas aldeias na fronteira com a Venezuela e a Guiana. A população atendida pelo Distrito é de cerca de 40 mil índios, de 12 etnias diferentes, com predominância da etnia Makuxi, seguida da Wapixana.

BLOG BARRA PESADA (AGENTE DE SAÚDE TENTA SUICÍDIO)

O agente se saúde de Jardim do Seridó popularmente conhecido por “Edson da Saúde”, morador do Bairro COHAB, tentou contra sua própria vida, ingerindo uma grande quantidade dos medicamentos, “Sertralina 50mg” e “Dromazepam”.
Após ter recebido os primeiros socorros no HMRM (Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz) em Jardim do Seridó, o profissional da saúde foi transferido para cidade de Caicó, onde foi submetido à lavagem estomacal, e posteriormente internado em observação.
Segundo comentários de colegas da área da saúde, o rapaz estava passando por problemas de depressão, e havia sido remanejado do seu posto de trabalho. O fato aconteceu nesta última sexta-feira.

domingo, 22 de abril de 2012

Pesquisadores da Califórnia eliminam o vírus da Aids em ratos

Nos últimos 30 anos, pesquisadores do mundo todo têm procurado uma terapia efetiva contra o HIV. Apesar de avanços significativos, principalmente no desenvolvimento de vacinas, ainda não surgiu um tratamento que consiga eliminar de vez o vírus do organismo. Um estudo da Universidade da Califórnia (Ucla), baseado em células-tronco, pode ser a chave para medicamentos mais efetivos contra a Aids. Em modelos animais, os cientistas conseguiram, pela primeira vez, varrer completamente o HIV da corrente sanguínea.
Cautelosos, os pesquisadores evitam falar em cura. “Ainda estamos em uma fase muito inicial, não queremos alardear uma ideia que, em testes futuros, possa falhar”, salienta Scott G. Kitchen, professor da Divisão de Oncologia e Hematologia da Ucla. Principal autor do estudo, ele diz, contudo, que os resultados obtidos podem ser o alicerce de uma nova abordagem para combater o HIV em pessoas infectadas, com a expectativa de erradicar o vírus do organismo. “Os antirretrovirais têm feito um bom trabalho, mas há uma necessidade desesperadora de se desenvolver novas estratégias que erradiquem, de fato, a infecção”, salienta.
Poucas pessoas conhecem o mecanismo que faz do HIV um vírus tão perigoso. Uma vez na corrente sanguínea, ele ataca os sistemas de defesa do organismo, que são acionados quando se detecta a invasão de um corpo estranho. Sem resposta imune, o portador da síndrome fica fragilizado e suscetível às chamadas doenças oportunistas. Kitchen explica que, no caso de infecções virais não persistentes, como uma gripe, células de defesa chamadas linfócito T citotóxicos se mobilizam rapidamente, desencadeando uma potente resposta, que resulta na expulsão do vírus. Elas agem produzindo uma proteína especializada na caça e na eliminação dos micro-organismos invasores.

sábado, 21 de abril de 2012

ACS E ACE NAS MOBILIZAÇÕES PARA REGULAMENTAÇÃO DO PISO SALARIAL

SINDRAS DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE É COMPETÊNCIA E COMPROMISSO!

CORREÇÃO: IRÁ 26 ACS e ACE NÃO 25 COMO HAVIA NOTICIADO!
O SINDRAS com sede em Vitória de santo antão-PE tendo a frente a presidente Luzia Rosa (Milú) e vice presidente Michelson Gomes, estudava a possibilidade de levar um grupo de aproximadamente 25 ACS E ACE de õnibus para vigilia dos dias 7 a 11 de maio do corrente ano. Não mais levará seus ACS E ACE para brasilia de õnibus, o SINDRAS conseguiu comprar 26 passagens aerea ida e volta e assim evitará os transtornos e cansaço ao grupo. Não há como não enaltecer a postura desta diretoria, não há como dizer que este SINDICATO visa apenas dinheiro, este sim, sem dúvida como eu disse desde o primeiro momento é nascido da categoria para a categoria. É uma pena ver grandes sindicatos com arrecadações mirabolantes levarem apenas seus diretores isto quando lá comparecem. Amigos, gostaria de ver inumeras caravans lá, independente de está citado seu estado ou não, a briga é nossa, quando critico é para mostrar e puxar energia de onde não tem, elogiar é facil, dizer que está bom é muito bom, dizer na cara sem medo e sem receio de ser achincalhado são poucos ou só eu, mais digo, pois com meus infortunio causado a CONACS, a FEPEACS e a quem quer que seja é sem duvida para dá uma chaqualhada e eles ou elas falarem: Vou mostrar aos mais de 300 mil acs e ace no Brasil e seus familiares e a nação em geral que o Eliseu não falou a verdade, mais infelizmente, infelizmente não tem surtido muito efeito, mais tem alertado para que não parem, não desista.
Parabens SINDRAS é com esta bandeira que iremos vencer a guerra, nem que para isto precise enfretar a nós mesmo. Como diz meu amigo Michelson: Eu prefiro afrontar ao mundo, mais está em paz com a minha conciência!.

DIVULGAÇÃO ESPECIAL


Jefferson de Jesus Tavares, de 33 anos, morador da rua Pau Brasil, bairro Santo Antônio, em Itabuna, está desaparecido há 24 horas, segundo informações de Egrimaldo Tavares de Jesus, pai da vítima.
O rapaz que trabalha como encadernador na gráfica Edgráf foi visto pela última vez no local de trabalho. Ele está trajando bermuda jeans, camisa e sandálias.
A vítima tem distúrbio mental e, essa é a segunda vez que Jefferson desaparece.

Contato -3612.6019-

Estresse pode provocar doenças

As emoções influenciam diretamente no sistema imunológico do indivíduo. Quem nunca ouviu falar de que determinada pessoa fica constantemente gripada. Se isto ocorre é porque esta pessoa está com o sistema imunológico em baixa.
De acordo com a médica Rosa Garcia, membro da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, seção Bahia, está comprovado que o estresse, a depressão e toda e qualquer emoção ocasionadas por vários fatores podem interferir no sistema imunológico do indivíduo.
O sistema imunológico, também conhecido por sistema imunitário ou sistema imune, compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores externos, como bactérias, vírus, protozoários, fungos.
Existem dois tipos de mecanismos de defesa: os inatos ou não específicos, como a proteção da pele, a acidez gástrica, as células fagocitárias ou a secreção de lágrimas; e o sistema imunitário adaptativo, que compreende a ação seletiva dos linfócitos e a produção de anticorpos específicos.
Quando uma pessoa tem uma crise emocional, segundo a médica “ ocorre uma baixa no sistema imunológico. Um exemplo é quando candidatos vão prestar concursos públicos, muitas vezes ficam gripados, devido à ansiedade e ao estresse”, sinalizou, acrescentando que as principais doenças originárias da baixa do sistema são as viroses.
Garcia explica o porquê das viroses estarem enquadradas neste aspecto: “É porque determinados tipos de vírus nós temos no nosso sistema e quando o indivíduo é acometido por emoção, o sistema fica em baixa, então ocorre a virose”.
Mas a médica destaca que inúmeras outras doenças também estão ligadas às emoções. Cita o câncer como uma destas doenças que embora não se tenha ainda estudos conclusivos sobre a ligação direta da doença com as emoções, mas há uma corrente de especialistas defendendo que fatores de estresse psicossociais podem contribuir para o surgimento deste e de outros males.
No entanto assinala que as emoções não só baixam a imunidade como podem ocasionar doenças cardíacas porque um dos fatores da doença é o estresse e o comprometimento emocional.
Outro dado importante é de que estudos comprovaram que o sistema endócrino e nervoso influenciam as defesas do corpo pela liberação de hormônios, que estão diretamente ligados às emoções.
Como evitar - De acordo com especialistas ter hábitos saudáveis é importante para a pessoa, inclusive desta forma saberá dosar melhor as emoções. Ingerir líquidos porque a diminuição afeta todo o corpo, especialmente o sistema respiratório. Isso porque o muco das vias nasais fica menos fluido com a falta de água, facilitando a entrada de vírus e bactérias, causadores de doenças.
Comer mais vegetais como verduras e legumes, o que pode afetar a imunidade porque os vegetais e as frutas são os ingredientes mais ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ITABUNA-BA terá Gestão Plena da Saúde de volta

Menos de 24 horas após o Conselho Municipal de Saúde rejeitar o modelo de Saúde Plena em Itabuna, a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) realizou mudanças na chamada Gestão Plena. O secretário de Saúde, Geraldo Magela, explicou ao Radar Notícias, que a partir de agora, todos municípios terão o comando único da saúde. Para que cada região possa ter o controle sobre a gestão da saúde, no dia 26 de abril, serão criadas regras de transição.
O secretário afirmou que com essa mudança, ele acredita que até o final do ano, Itabuna terá de volta a Gestão Plena. Na quarta-feira (18), por 14 votos a 9, o conselho havia rejeitado a devolução do comando único da saúde para o município.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA

Menos de 24 horas depois de o Conselho Municipal de Saúde de Itabuna rejeitar a ideia do modelo de Saúde Plena em Itabuna, o Supremo Tribunal Federal - STF, determinou ontem (19), no final da tarde, a volta da Plena para o controle do município. Antes, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), decidiu que o município tem condição de gerir os recursos da saúde, anulando a decisão do Conselho Municipal. Com a vitória, o município, que há algum tempo travava uma queda de braço com o governo estadual, passa, novamente, a administrar os recursos destinados a procedimentos médicos e hospitalares de alta complexidade.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Secretário aponta equívoco em relatório sobre gestão plena da saúde de Itabuna


O secretário da Saúde de Itabuna, Geraldo Magela, apontou equívocos no relatório que serviu de base para a decisão do Conselho Municipal da Saúde sobre a retomada da gestão plena do setor. O documento foi produzido por uma comissão especial, composta por representantes do próprio CMS, do Conselho Estadual da Saúde, Uesc, prestadores de serviço e usuários.
A discussão do relatório ocorreu nesta quarta-feira (18), no auditório da antiga Fundação Sesp. Por 14 votos a 9, o conselho rejeitou a devolução do comando único da saúde para o município de Itabuna. Para Magela, o relatório avaliou de forma unilateral o Termo de Compromisso de Gestão Municipal (TCGM), que apresentou exigências divergentes.
“O relatório contém avaliações infundadas, apresentando dados de 2009 e 2010, sem listar os do ano passado, que mostram, entre outras conquistas, a queda da mortalidade infantil de 34,5%”, declarou o secretario, ressaltando que a preocupação continua, pois segundo ele, com a perda de recursos decorrente do atual modelo de gestão, a população permanece desassistida e, em alguns casos, tendo que entrar na justiça para conseguir atendimento.
Os promotores Inocêncio Carvalho e Clodoaldo Anunciação apresentaram dados estatísticos, segundo os quais, após a perda do comando único da saúde, houve aumento considerável do número de solicitações de paciente do SUS em Itabuna ao Poder Judiciário. “Isto se deve à forma como o Estado distribui as cotas de procedimentos médicos, sem atentar para a real demanda”, aponta Magela.
A avaliação unilateral do sistema de gestão municipal da saúde foi observada pelos representantes do Ministério Público. Segundo eles, o relatório deveria incluir a versão da Secretaria Municipal da Saúde. Na opinião do promotor Clodoaldo Anunciação, isto seria fundamental para se manter “o equilíbrio sobre as avaliações técnicas dos serviços prestados pelo município”.
Diante da decisão desfavorável ao retorno do Comando Único da Saúde, o secretário Geraldo Magela repassou aos membros do CMS três pareceres do Ministério da Saúde, Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e de nove secretarias de saúde da região, segundo os quais Itabuna dispõe de capacidade técnica para assumir a gestão da saúde.

Prefeito critica o CMS durante o lançamento da programação da Nacional


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, fez nesta quarta-feira (18) duras críticas ao posicionamento do Conselho Municipal de Saúde, que desaprovou o retorno do Comando Único do setor para o poder público local. Condenando a influência de fatores políticos nas decisões relativas à saúde, o prefeito afirmou que todos os políticos deveriam lutar pelo interesse comum, e não prejudicar a população em nome de interesses menores.
Prefeito critica o CMS durante o lançamento da programação da Nacional
A crítica foi feita pelo prefeito durante evento da Rádio Nacional de Itabuna, que lançou nova programação. Azevedo, que enalteceu o valor da liberdade de expressão e o papel desempenhado pelos comunicadores, insistiu que “as questões político-partidárias devem ser deixadas de lado quando se trata de vidas”. Para o gestor, em certos momentos é necessário que os políticos deixem de lado “as siglas partidárias e atentem mais para o avanço da nossa cidade”.
Ao mesmo tempo, o prefeito ressaltou a importância da imprensa no contexto social e o seu compromisso na “construção de uma comunicação firme e sincera”.
Nacional – A programação da rádio itabunense tem início às 4 horas da madrugada e segue até a meia-noite, com informações nas editorias de política, segurança, esportes, cultura e entretenimento, além de música e cobertura de eventos sociais. A partir do dia 1º de junho, a rádio funcionará 24 horas no ar.
De acordo com o diretor da emissora, Dinailson Oliveira, a Rádio Nacional recebeu um investimento de R$ 150 mil no parque de transmissão e conta com o envolvimento de 35 funcionários, entre repórteres de área externa, radialistas, operadores de áudio e do setor de marketing. A emissora inova na transmissão em qualquer ponto da cidade e a qualquer momento, com o auxílio de um VHF.
A Rádio Nacional foi fundada em 26 de setembro de 1956 e está há 28 anos sob o comando do grupo Daniel Gomes. Para o radialista Val Cabral, que estreia com o programa Língua Afiada, das 9 às 11 horas, a expectativa maior se concentra na responsabilidade de conquistar um espaço de destaque na cidade, que valoriza a imprensa radiofônica. “O rádio em Itabuna é o meio de comunicação mais prestigiado e isso aumenta nossa responsabilidade”, declarou.
Na programação, o “Boa Tarde Mulher”, das 14 às 16 horas, sob o comando de Maria Alice Araújo, tem o propósito de levar informações sobre diversos assuntos para o público feminino.

PIMENTA NA MUQUECA

Por 14 votos a favor e nove contra, O Conselho Municipal de Saúde de Itabuna aprovou o relatório de uma comissão de estudos – formada por membros do próprio CMS, além do Conselho Estadual de Saúde e da Universidade Estadual de Santa Cruz -, que desaprovou o Sistema de Saúde do Município e sua capacidade técnica de gestão. A deliberação ocorreu nesta quarta-feira, 18, e significou para a Prefeitura de Itabuna uma negativa ao retorno da gestão plena da saúde, que envolve a administração de uma receita anual de mais de R$ 80 milhões.

A comissão que analisou o assunto teve a participação de nomes como o médico e ex-secretário de Saúde, Humberto Barreto de Jesus, a enfermeira Elizabete Maron Setenta, da Uesc, além de representantes do Conselho Estadual, prestadores de serviço e usuários. O relatório será encaminhado à Justiça Federal e ao Ministério Público estadual e federal.

Votaram contra o relatório e a favor do retorno do município à gestão plena os representantes das seguintes instituições: Albergue Bezerra de Menezes; ABM; ABO; Asdita; Maternidade Ester Gomes; Módulo II, área Centro/Conceição; hospitais privados; secretarias municipais de Educação e Saúde

PLANO DE SAÚDE

É comum relatos de pessoas que fazem uma cirurgia coberta pelo plano de saúde e, só depois do procedimento, descobrem que o material usado pelo médico não estava incluído no contrato. O que muita gente não sabe é que os planos de saúde que se comprometem a cobrir determinados exames, tratamentos ou cirurgias, são obrigados a pagar todo o material usado nesses procedimentos - dos mais sofisticados aos mais básicos, como luvas, máscaras, gaze e fios de sutura.

De acordo com a advogada da Associaçāo de Defesa do Consumidor e do Trabalhador, Rosa Rodrigues, descumprir essa regra é uma violação ao código do consumidor. Mesmo que haja uma cláusula no contrato negando o pagamento de determinado item. "O consumidor tem que fazer com que a empresa realize o procedimento. Ele nem vai questionar a validade daquela cláusula, porque ela é nula, existe ali, mas não tem validade alguma perante o judiciário”, explica Rosa. Pesquisa da Agência Nacional de Saúde Suplementar mostrou que 20 milhões de brasileiros têm planos de saúde com avaliação ruim ou mediana, número que representa 45% dos usuários do serviço no país. Uma das críticas mais comuns se refere ao reajuste das mensalidades.

ABI apoia o jornalista Ricardo Ribeiro

O jornalista Ricardo Ribeiro publicou um artigo no site Pimenta e, desagradou ao deputado Geraldo Simões, que pediu sua cabeça na Bamim (Bahia Mineração), onde o profissional integrava a equipe de comunicadores, sendo demitido na semana passada. Bastou uma ligação telefônica do parlamentar para Ricardo ser desligado da empresa. O jornalista tem recebido várias manifestações de solidariedade. Hoje, quem se manifestou sobre o assunto foi a ABI (Associação Baiana de Imprensa) com a seguinte nota:

Nota Pública

Considerando a repercussão causada pela demissão do jornalista Ricardo Ribeiro da Assessoria de Imprensa da Bamin, que teria ocorrido por motivação política em represália a opinião manifestada pelo profissional em artigo assinado;

Considerando que o direito à liberdade de expressão e de opinião é uma condição fundamental para o estado democrático de direito;

Nós, da Associação Baiana de Imprensa – Seccional Sul – vimos protestar contra esse lamentável episódio e manifestar solidariedade ao profissional de imprensa vítima de perseguição política, fato que não mais se coaduna com o regime democrático vigente em nosso Estado e no País.

Ilhéus (BA), 18 de abril de 2012.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vacinação contra a gripe começa dia 5 de maio

Reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela Influenza (gripe), na população de 60 anos e mais, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, profissionais de saúde e indígenas é um dos objetivos da realização do Dia nacional de Mobilização – Influenza, que acontece no dia 5 de maio, prosseguindo até o dia 25 do mesmo mês. No Dia Nacional, funcionarão 7.500 postos, tendo 25 mil pessoas trabalhando (servidores e voluntários).

Este ano, a Secretaria da Saúde do Estado, através do Programa Estadual de Imunizações, tem como meta imunizar, de forma indiscriminada, 80% ou mais da população alvo. Devem ser vacinados 1.398.035 idosos; 190.283 trabalhadores de saúde; 332.535 crianças de menores de 2 anos; 273.510 gestantes e 25.233 indígenas. No ano passado, 250 municípios alcançaram a meta.

De acordo com Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, as campanhas de vacinação contra a Influenza, realizadas entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade e dos gastos com medicação para o tratamento das infecções secundárias. “As campanhas de vacinação do idoso foram iniciadas, pelo Ministério da Saúde, há 12 anos, e desde então, houve uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo da vacinação”, explicou a coordenadora.

Mulher põe cola na vagina para enganar o noivo



Uma mulher de 22 anos, que mora na zona sul do Rio de Janeiro (RJ), tomou uma atitude irresponsável, ao inserir cola dentro da vagina com a intenção de ludibriar o noivo, tentando se passar por virgem.Durante a relação sexual, o noivo não conseguiu consumar o ato e desconfiou que algo de errado estivesse acontecendo com a noiva, pois o órgão da garota estava completamente fechado. “Eu achei que ela tivesse algum tipo de problema”, disse o noivo da jovem.A descoberta de que a garota estaria com a vagina colada aconteceu quando ela própria resolveu revelar, ao se desesperar por não conseguir urinar.A jovem foi levada as pressas para o hospital, e atendida imediatamente pelos médicos de plantão de um hospital na zona sul do Rio, e passa bem. A vagina foi descolada.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fiocruz Brasília oferece cursos gratuitos em Direito e Epidemiologia

A Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Direito Sanitário (Prodisa), abre inscrições para o II Curso de Atualização em Noções de Direito e II Curso de Atualização em Introdução à Epidemiologia. Cada curso disponibiliza 20 vagas para profissionais de nível Superior. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 deste mês.

As inscrições podem ser feitas pelos Correios, exclusivamente por Sedex, ou pessoalmente, a partir da entrega da documentação, juntamente com o formulário da inscrição, na Secretaria Acadêmica (Secad) da Escola de Governo em Saúde (EGS), localizada na Fiocruz Brasília (confira os detalhes nos editais).

O processo de seleção será feito por meio da avaliação do Curriculum vitae e do histórico escolar. Os currículos serão analisados nos dias 2 e 3 de maio e o resultado divulgado no site da Fiocruz Brasília no dia 4. Os aprovados poderão efetuar a matrícula entre os dias 7 e 8 de maio. A carga horária de cada curso, que tem início previsto para dia 10, é de 30 horas. As aulas serão realizadas durante o mês de maio, conforme consta nos editais. Os alunos que concluírem todas as etapas do processo de avaliação do curso, e tiverem frequência superior a 75%, receberão certificado de Atualização nas modalidades oferecidas.

Fonte: Fiocruz Brasília

sábado, 14 de abril de 2012

Em Salvador, MNNP-SUS realiza 56ª Reunião Ordinária e oficina de mesas locais

Nos dias 16 e 17 de abril, a Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) realiza sua 56ª Reunião Ordinária e a Oficina das Mesas de Negociação do Estado da Bahia. Os eventos acontecerão no hotel Pestana Bahia, em Salvador, e contarão com a participação do secretário da SGTES, Mozart Sales; de técnicos do DEGERTS/SGTES; de representantes da MNNP-SUS, constituída por gestores públicos, gestores de serviços privados conveniados ou contratados do SUS; e entidades sindicais nacionais representativas de trabalhadores da Saúde.

No primeiro dia será a Reunião Ordinária da Mesa, com o objetivo de realizar um fórum de negociação entre empregadores e trabalhadores do SUS para debates pertinentes à força de trabalho em saúde. Além disso, o encontro visa instituir processos negociais de caráter permanente para tratar de conflitos e demandas decorrentes das relações funcionais e de trabalho no âmbito do SUS, buscando alcançar os interesses manifestados pelas partes integrantes.

No dia 17, acontecerá a Oficina das Mesas de Negociação do Estado da Bahia com a participação do Secretário de Estado da Saúde da Bahia e dos secretários municipais de Saúde de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Serrinha, Vitória da Conquista, Itabuna e Juazeiro, além do prefeito de Serrinha. O objetivo da oficina é que os municípios que já possuem mesas de negociação instaladas compartilhem suas experiências positivas, incentivando o processo de instalação de mesas em outros municípios baianos.

As Reuniões Ordinárias da MNNP – SUS acontecem periodicamente e seguem os princípios constitucionais da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da qualidade dos serviços, da participação – que fundamenta o Estado de Democrático de Direito e assegura a participação e o controle da sociedade sobre os atos de gestão do governo -, da publicidade, pelo qual se assegura a transparência e o acesso às informações referentes à Administração Pública e à liberdade sindical.

Durante as reuniões ordinárias e extraordinárias, as decisões são tomadas mediante consenso entre os membros da Mesa.

9h30 – Inauguração de nova ala do Hospital da Mulher, Barreiras (BA)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará, neste sábado (14), nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. No primeiro, o ministro participa da inauguração do Hospital da Mulher. Após a visita, o ministro segue para o município de Luís Eduardo Magalhães, onde inaugura uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funcionará por 24 horas.

Inauguração do Hospital da Mulher
Data: 14.04.2012
Horário: 9h30
Endereço: Rua Antonio Coité, s/n, Bairro Jardim Ouro Branco, Barreiras (BA)

Inauguração de UPA 24 horas
Data: 14.04.2012
Horário: 12h
Endereço: Avenida JK, s/n, Bairro Mimoso, Luis Eduardo Magalhães (BA)

PATRULHEIROS DA MATA DO BRASIL

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS


REQUERIMENTO No DE 2012

(Do Sr. Carlaile Pedrosa)

Requer a inclusão em caráter de prioridade na Ordem do Dia do Projeto de Lei Nº 7495/2006 que Regulamenta os §§ 4º e 5º do art. 198 da Constituição Federal, que dispõe sobre as atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias.

Senhor Presidente,

Requeiro a V. Exª, os termos do art. 114, inciso XIV, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a inclusão na Ordem do Dia do PL Nº Nº 7495/2006, de autoria do Senado Federal, que Regulamenta os §§ 4º e 5º do art. 198 da Constituição, dispõe sobre as atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias, e dá outras providências.

JUSTIFICAÇÃO

A promulgação das EC 51/2006 e EC 63/10 representa uma conquista, mas é preciso alcançar a vitória maior com a aprovação do projeto de sua regulamentação. O exercício das atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias é considerado de relevante interesse público e possui como importante atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e do Programa Saúde da Família, que se consolidou como estratégia prioritária para a reorganização da Atenção Básica em nosso País. Assim, tendo em vista o referido Projeto de Lei de autoria do Senado Federal encontrar-se nesta Casa tramitando em regime de prioridade, requeiro para que ele seja incluído na pauta da Ordem do Dia para apreciação pelo Plenário, o qual constituirá em aperfeiçoamento oportuno e conveniente para o aproveitamento de pessoal amparado pelo texto constitucional vigente.

Sala das Sessões, de abril de 2012.

Deputado Federal CARLAILE PEDROSA

PSDB MG

FGTS endurece regras para investimento em imóveis


As normas para liberar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para investir em imóveis ficaram mais duras. A medida tem como objetivo impedir a utilização do dinheiro do trabalhador em empreendimentos que tenham unidades com preço acima do limite do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que é de R$ 500 mil.
No início do ano, o Conselho Curador do FGTS aprovou uma série de medidas para dar prioridade à construção de edifícios com unidades habitacionais com valores inferiores a R$ 500 mil. Até então, não havia limitação. O FGTS podia comprar cotas de um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) - que aplicam recursos em recebíveis, como desconto de duplicadas, exportações, aluguéis - em empreendimentos nos quais a cobertura, por exemplo, tinha um valor superior a R$ 500 mil.
O aperto nas regras para liberação dos recursos do fundo foi feito recentemente pela Caixa Econômica Federal, por meio de circular publicada no Diário Oficial da União. O vice-presidente de fundos de governo e loterias da Caixa, Fabio Cleto, disse que a imposição de restrições foi uma solicitação do Conselho Curador do fundo.
A preocupação do conselho é evitar que brasileiros com renda elevada acabem sendo beneficiado pelo FGTS, que tem como prioridade atender à população de menor renda. Ou seja, se o trabalhador não pode sacar o dinheiro para comprar um imóvel de mais de R$ 500 mil, então, o recurso do fundo não deve ser investido neste tipo de empreendimento.
A nova circular da Caixa estabelece ainda que 60% dos recursos do FGTS destinados a FIDC, debêntures e recebíveis devem ser destinados à construção de imóveis de até R$ 170 mil e os valores devem ser distribuídos regionalmente, conforme o déficit habitacional, que atualmente é de cerca de 6 milhões de moradias.
Segundo Cleto, a Caixa não terá que fazer grandes ajustes em sua carteira porque boa parte dos recursos do FGTS destinados para as operações de mercado já estão direcionados para empreendimentos imobiliários abaixo de R$ 170 mil.
Do total de R$ 12 bilhões disponibilizados para essa modalidade de aplicação em 2008, R$ 10 bilhões em projetos já foram aprovados e os desembolsos atingiram R$ 9,748 bilhões. Desses, segundo ele, 70,9% estão enquadrados nos novos limites. Os restantes R$ 3,753 bilhões são projetos ainda em análise.
“As mudanças que foram exigidas pelo Conselho Curador vão impactar pouco”, acredita o vice-presidente. “As regras só oficializam uma postura que a Caixa já adotava”, acrescentou.
Para este ano, se houver necessidade de recursos, já existe uma reserva de R$ 3 bilhões do Fundo de Garantia para investimentos em habitação por meio de compra de cotas de fundos, debêntures e recebíveis.
O orçamento do FGTS de 2012 prevê investimentos de R$ 44 bilhões. Desse total, R$ 29,5 bilhões serão aplicados no setor de habitação e R$ 10 bilhões em saneamento básico e infraestrutura urbana. Outros R$ 4,5 bilhões serão utilizados para bancar os descontos concedidos pelo Minha Casa, Minha Vida.