Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2012

ACS VALDEMIR DE ITABUNA

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE ITABUNA;
ESTOU FELIZ;
AS PESSOAS MAIS ASSISTIDAS;
MISSÃO CUMPRIDA;
PARABÉNS A TODOS ENVOLVIDOS;
OBJETIVO ALCANÇADOS;
ITABUNA HOJE 20 ANOS DE PACS.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

quarta-feira, 27 de junho de 2012

FEBACS

CONACS

CONACS - Notícias

Piso Salarial pode ser regulamentado por MP do Bem
27/06
Acaba de ser realizada a Audiência da CONACS e parlamentares no Palácio do Planalto, estando presente a Ministra das Relações Institucionais e representantes do Ministro da Saúde.
A Audiência foi toda voltada para a definição do posicionamento do Governo Federal sobre a aprovação da regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.
Com falas diretas cada parlamentar defendeu a urgência de se atender as reivindicações da categoria, sendo destacada a participação do Líder do PMDB na Câmara de Deputados, Líder Henrique Alves (PMDB/RN) que de forma entusiasmada propôs à Ministra que o Governo transformasse o PL 7495/06 em Medida Provisória e definisse toda essa questão ainda antes do recesso parlamentar.
Presentes os Deputados Jandira Fegali (Pc do B/RJ), Raimundo Gomes de Mato (PSDB/CE), Valtenir Pereira (PSB/MT), Geraldo Resende (PMDB/MS), Flávia de Moraes (PDT/GO), João Ananias (PC do B/CE), Henrique Fontana (PT/RS), Carmem Zanoto (PPS/SC), Domingos Dutra (PT/MA) e Padre Tom (PT/RO), e de Henrique Alves (PMDB/RN), a CONACS demonstrou além de força política, um grande poder de mobilização, pois na fala emocionada da sua presidente Ruth Brilhante, foi apresentado à Ministra a lista parcial de mais de 1.000 assinatura de gestores e mais de 3. 000 assinatura de vereadores no Abaixo Assinado em prol da aprovação imediata o PL 7495/06.
Após ouvir as inúmeras intervenções de parlamentares e da CONACS, a Ministra Ideli prontamente assumiu o compromisso de articular já para a próxima semana a instalação de uma Mesa de Conciliação entre os Ministérios da Fazenda, da Saúde e o das Relações Institucionais para ser definido a data e a forma a ser usada para a aprovação do Piso Salarial.
RESULTADOS POSITIVOS
Desde a aprovação da EC 51, esta foi a primeira vez que as portas do Palácio do Planalto foram abertas para a categoria, e de forma clara ficou evidenciado pela pouca participação dos técnicos do Ministério da Saúde, que a questão do Piso Salarial passou a ser uma questão estritamente política, e que com o apoio dos abaixo assinados dos gestores que ainda devem ser colhidos e a mobilização dentro do Congresso Nacional, certamente o Governo Federal deverá promover em breve as medidas necessárias a regulamentação do Piso Salarial, ainda que via MP, já batizada pela própria Ministra de “MP do Bem”, sinalizando abertamente que será a forma mais rápida e prática para o Governo regulamentar o Piso Salarial.

ACS VALDEMIR 2O ANOS DE PACS EM ITABUNA

CONACS

CONACS - Notícias

EFEITO COLATERAL
26/06
Nos últimos dias as estratégias da categoria para aprovação do Piso Salarial mostraram estarem no caminho certo, e o Governo aceitou sentar-se com a CONACS.
Hoje com o apoio fundamental dos representantes dos Estados do Ceará, Bahia, Pernambuco e Rondônia, a CONACS marcou presença durante todo o dia no Gabinete da Líderança do Governo na Câmara de Deputados, com o objetivo de ser confirmado a audiência com a Ministra das Relações Institucionais, Iderli Salvati, fato que aconteceu ao fim da tarde, com confirmação pelo próprio Líder do Governo, Deputado Arlindo Chinaglia.
Na semana passada, a CONACS realizou um protesto silencioso na Câmara de Deputados, e com apenas 8 pessoas fez um grande barulho na Câmara de Deputados, quando empunhou faixas com as afirmações do Líder do Governo nop Senado Federal acusando os Deputados Federais como culpados pela demora na aprovação do Piso Salarial.
Fato é que, tais declarações transcritas nas faixas provocaram uma grande revolta nos Líderes Partidarios e em vários parlamentares, pois até então, todos os parlamenmtares afirmavam que o Governo Federal era o grande culpado pela demora na aprovação do Piso Salarial, já que, não havia consendo com o Governo para autorizar a inclusão na Pauta de votação.
É nesse clima de decisão que foi marcada a reunião amanhã, dia 27/06, no Palácio do Planalto com a Ministra das Relações Instituconais e provavelmente com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A CONACS contará com o apoio devários Líderes, e pretende entregar nas mãos dos Ministros e do Presidente da Câmara dos Deputados os abaixo assinados dos gestores e vereadores de todo o País, por isso, reforça o apelo aos ACS e ACE que ainda não enviaram a sua lista e assinaturas, que façam em caráter de urgência a sua colaboração com o movimento e encaminhem sua lista via e-mail para conacs2011@hotmail.com.
Amanhã durante todo o dia a CONACS estará mobilizada na Câmara de Deputados e mantem suas expectativas na aprovação do Piso Salarial como consequencia da dua mobilização,persistência e principalmente fé em Deus e confiança na força da união da categoria!

terça-feira, 26 de junho de 2012

ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE ITABUNA

AACSI – ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE ITABUNA realizará evento em comemorações aos 20 anos de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde em Itabuna. O evento acontecerá no mês de julho do corrente ano com local a definir

AOS ACS E ACE


Caros (as) Companheiros (as)





O Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) realizará entre 16 e 20 de julho, no Hotel Santa Mônica, em Guarulhos (SP), o Curso Nacional de Formação de Lideranças Sindicais.

 
O referido curso destina-se a companheiros e companheiras que desejam aperfeiçoar as noções que já possuem no sindicalismo, quer no que se refere ao contexto em que o movimento sindical está inserido, quer no que se refere a determinados aspectos da gestão sindical. O público alvo são os dirigentes sindicais, assessores, funcionários das entidades e militantes sindicais, com o teto de 50 participantes.

 
Os temas possuem profundidade política, estratégica e se referem às aulas de: a) Método Dialético e Análise da Realidade; b) Conjuntura Política Nacional e Internacional; c) Movimento Sindical no Brasil: história, estrutura, modelos de organização, custeio das entidades sindicais e princípios classistas; d) Políticas sobre a questão da Terra, trabalhadores e trabalhadoras rurais; e) Papel do Estado e os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público; f) A importância do Planejamento Estratégico Situacional; g) A integração latino-americana.

 
Para tanto, o curso tem um custo e os companheiros e companheiras interessados podem se inscrever e adquirir maiores informações por meio do contato telefônico do CES: (11) 3101-5120 - com Silvio Silva.







Salvador-Bahia, 26 de junho de 2012





CTB-Bahia

AMIGOS AMIGOS NEGÓCIOS À PARTE

MIGOS AMIGOS NEGÓCIOS À PARTE

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PMDB É 25 EM ITABUNA

GRUPO ARTE PELA VIDA DO BAIRRO SÃO LOURENÇO


O “Arte pela vida” é coordenado pela agente comunitária Marinalva Novaes e consiste na promoção de cursos de bordados, crochê e artesanato para crianças, adultos e idosos da própria comunidade.

Marinalva informa lembra que o projeto foi aprovado em Brasília e ressalta sua importância para a comunidade, “porque além de ser uma terapia ocupacional, ensina uma atividade que gera renda”.

O Deputado Augusto Castro visitou hoje dia 21 de junho de 2012 ás 12:30hs. Grupo Arte pela vida desenvolvido no bairro são Lourenço  na Unidade de Saúde da Família e garantia parceria.

O diretor da Federação Baiana das Associações dos Agentes Comunitários de Saúde – FEBACS solicitou convênio com instituições.  

ACS E ACE NOSSA FORÇA CONTRA ESTE ATO CONTRA A POPULAÇÃO E CATEGORIA



A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4801, em que pede a suspensão, por medida liminar, da eficácia da Emenda Constitucional 63/2010. Alega que a norma prevê encargos financeiros adicionais insuportáveis para os municípios para a manutenção de agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs). O processo é de relatoria do ministro Dias Toffoli

.Referida EC acrescentou ao artigo 198 da Constituição Federal (CF) que trata das ações e serviços públicos de saúde o parágrafo 5º, com o seguinte teor: Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

Violações
A CMN alega violação dos princípios da autonomia administrativa, política e financeira dos municípios, previstos nos artigos 18, 29 e 30 da Constituição Federal (CF). Isto porque, embora preveja assistência financeira da União quanto à complementação do piso salarial dos profissionais mencionados, atribui aos demais entes federativos, em especial aos municípios, a responsabilidade de arcar com o ônus financeiro, regulamentar e institucional acerca das atividades de tais agentes.

A entidade representativa dos municípios sustenta que, além de afrontar a autonomia municipal, a EC estabelece uma padronização divergente dos demais servidores públicos municipais. Além disso, é inconcebível que a União legisle sobre piso salarial e diretrizes de planos e carreira de estados e municípios, que apresentam realidades tão divergentes, afirma.

A autora da ação lembra que a EC 51/2006, regulamentada pela Lei 11.350/2006, também alterou o artigo 198 da CF e já estabeleceu o regime jurídico e as atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, respeitando a autonomia dos entes federados, tratando de todos os aspectos necessários à contratação e manutenção desses trabalhadores. Portanto, observa, não cabe editar quaisquer outras leis posteriores concedendo-lhes mais benefícios e prerrogativas, o que passou a ser de competência dos entes contratantes.

Impacto

A CMN afirma que, atualmente, há 268 mil agentes comunitários de saúde (ACS) e 32 mil agentes de combate às endemias (ACEs), com remuneração média de R$ 561,78, em 2011, sem incluir, aí, os encargos trabalhistas. Entretanto, segundo a entidade, há em tramitação no Congresso Nacional projetos prevendo piso salarial de no mínimo R$ 1.090,00, ou dois salários mínimos. Assim, mesmo levando em consideração o valor do incentivo federal para 2011 de R$ 750,00 por ACS, que não cobria os gastos com tais profissionais, haverá um déficit orçamentário de R$ 2,4 bilhões para os municípios.

Segundo a CMN, os municípios são os responsáveis pela contratação de pouco mais de 99% de todos os ACSs e 96% dos ACEs. Assim, mesmo que a União assuma o impacto financeiro previsto com a adoção de piso salarial para essas atividades, ainda assim, restará aos municípios arcarem com os encargos trabalhistas decorrentes das contratações e, principalmente, os impactos administrativos e organizacionais, que são imensuráveis, em detrimento das categorias da área da saúde e demais setores da administração municipal.

Com isso, argumenta ainda a Confederação, estará sendo violado, também, o artigo 169 da CF, segundo o qual a despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos estados e municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar e, nesta, os gastos com pessoal em cada período não poderá exceder a 60% da receita corrente dos municípios.

Liminar

Diante desses argumentos, a CMN pede a concessão de liminar, com eficácia retroativa, para suspender, imediatamente, a eficácia da LC 63/2010, até o julgamento de mérito da ADI agora ajuizada no STF. Isso porque, conforme argumenta, sua aplicação trará, indubitavelmente, ônus financeiros insuportáveis e irrecuperáveis a todos os municípios brasileiros.

No mérito, pede a procedência do pedido, para que seja declarada a inconstitucionalidade da EC 63/2010.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CONVITE PMDB

NOVAS DENÚNCIAS REFORÇAM DESCASO DA PREFEITURA NO COMBATE À DENGUE

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Roberto Machado, afirmou que o número de agentes de combate à dengue em Itabuna é insuficiente. O município sul-baiano contabilizou mais de 5.300 casos e duas mortes no primeiro semestre deste ano. Segundo ele, o caso foi denunciado ao governo.
Roberto também aponta sobrecarga de trabalho para os profissionais que são obrigados a visitar um grande número de residências numa mesma jornada para o combate focal. “O excesso de trabalho com as visitas de até 50 residências complica a vida dos trabalhadores pela sobrecarga”, disse o sindicalista em entrevista à TV Santa Cruz.
A reportagem da emissora foi ouvir o secretário de Saúde, Geraldo Magela, que anunciou o remanejamento de profissionais de outras áreas para evitar mais prejuízos. Magela alegou as exigências da lei eleitoral que impede a realização de concursos públicos, como se a questão da falta de pessoal e de materiais e insumos tivesse surgido somente agora.

A MUSA DA MARCHA DAS MULHERES

Riquezinha virou símbolo da Marcha das Mulheres (Fotos O Globo).

O Globo
Das milhares de mulheres que protestaram e defenderam suas bandeiras nos primeiros cinco dias da Cúpula dos Povos, uma em especial angariou a atenção do público. Estudante de história na Universidade Federal de Alagoas, a cearense Brígida de Souza, mais conhecida como Riquezinha — um apelido que não lhe agrada muito — se tornou, sem querer, a musa do evento.
A nomeação involuntária ao posto aconteceu depois de a moça de 22 anos, homossexual assumida, ter sido flagrada desfilando com os seios à mostra durante a Marcha das Mulheres, manifestação que fechou as ruas do Centro da cidade na última segunda-feira.
Brígida faz parte do Tambores de Safo (em homenagem à poetisa grega) e divide seu tempo entre os livros de faculdade e a luta feminista em prol das lésbicas e das mulheres negras. Surpresa com a repercussão do topless, a estudante preferiu andar nesta terça-feira pelo Aterro do Flamengo, onde o evento acontece, com os cabelos presos por uma boina e com óculos escuros:
- Na verdade, não programamos tirar a blusa. Estava fazendo muito calor e um homem que estava do nosso lado tirou a camiseta. Me perguntei: por que ele pode e eu não posso? Por que sou mulher? — questiona ela.

terça-feira, 19 de junho de 2012

ITABUNA: GERALDO MAGELA DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES NO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE


Um órgão que tem o papel de fiscalizar o cumprimento das políticas públicas de saúde é hoje um foco de possíveis irregularidades, que vão desde a sua constituição, suspeita de aparelhamento partidário, até indícios de falsidade ideológica. São situações que fazem o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Itabuna tornar-se pouco merecedor da confiança da sociedade que ele deveria representar. É o que pensa o secretário da Saúde do município, Geraldo Magela.

Alguns dos desvios são alvo de ações judiciais movidas pela procuradoria jurídica da Secretaria Municipal de Saúde, que apontou suspeita ilegalidade na instalação do Conselho. De acordo com o secretário, o problema começou quando o governo pediu, ainda em 2009, a relação das instituições e respectivos representantes com assento no CMS.
“Era uma solicitação simples, que foi feita e reiterada, mas a presidente do conselho, Maria das Graças Souza, negou-se a informar, deixando dúvidas quanto à transparência do órgão”, afirma Magela. Enquanto o governo aguardava a resposta, a presidente do CMS procurou a Câmara de Vereadores, que empossou os membros. A ação que tramita na justiça questiona a legitimidade da Câmara para esse ato.

De acordo com a lei que dispõe sobre o CMS, o legislativo poderia dar posse aos integrantes do órgão somente na primeira instalação, desde que o executivo não o fizesse. Nas renovações dos quadros do conselho, a prerrogativa seria exclusiva do governo. “O que mais espanta é a resistência da presidente em informar sobre a composição do órgão”, destaca o secretário.

SUSPEITAS –

A justificativa para o receio pode ter a ver com a suspeita de fraude na formação do CMS. Há mais de um caso de conselheiro em situação irregular, a exemplo do representante da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Bahia (ABEn-BA). Documento assinado pela presidente da entidade, Tânia Bulcão, afirma expressamente: “não foi localizado em nossos arquivos documento de indicação para representação desta entidade no Conselho Municipal de Saúde de Itabuna”.

A situação é grave, pois significa que houve manipulação e possível falsificação de documentos, além de indícios de que um grupo político opera para dominar o órgão. Magela diz ter solicitado à própria presidente do conselho que indicasse uma comissão para apurar a irregularidade, mas nenhuma providência foi adotada. Tânia Bulcão, a presidente da ABEN-BA, chega a demonstrar espanto com o fato de que o órgão que ela comanda apareça com representante no CMS. Segundo ela, isso é “incabível”.

Outra irregularidade é a presença de representante da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), entre os membros do conselho. De acordo com a Lei Orgânica do Município, todas as instituições que integram o órgão devem ter sede em Itabuna. Magela diz que no passado se permitia a presença da Uesc, pois não havia no município nenhuma instituição de ensino com curso na área de saúde. Como hoje existe, o entendimento é de que não é mais cabível a participação de representante da universidade.

As denúncias contra o CMS se tornam ainda mais graves, em virtude dos indicativos de que um grupo político se utiliza do órgão para desgastar a administração municipal. Uma das estratégias nesse sentido tem sido o posicionamento do conselho contra o retorno da gestão plena da saúde para Itabuna. Para Magela, “a presidente do órgão é parcial e sua conduta se torna suspeita à medida em que ela atua não em defesa dos interesses da sociedade, mas preocupada em atender os caprichos de seu partido

CÂMARA DOS DEPUTADOS


Câmara dos Deputados

PL 3.985/2012

Autor: Audifax

Data da Apresentação: 30/05/2012

Ementa:

Altera o parágrafo único do art. 3º da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, de forma a contemplar entre as atividades intrínsecas à função do Agente Comunitário de Saúde a atividade de fiscalização da limpeza pública.

Forma de Apreciação:  Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário

Texto Despacho:

Apense-se à(ao) PL-7495/2006.

Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário

Regime de Tramitação: Prioridade

Em 18/06/2012

Operadoras começam a divulgar mapa de conveniadas na internet

A partir de dezembro, todas as operadoras, independente do número de beneficiários, deverão ter redes de credenciados abertas à consulta on-line
A partir de 23 de junho de 2012, operadoras de planos de saúde com mais de 100 mil beneficiários deverão divulgar suas redes assistenciais na internet por meio de imagens ou mapas que indiquem a localização espacial geográfica dinâmica de cada prestador de serviço de saúde. A determinação consta da Resolução Normativa nº 285, publicada em 26/12/2011, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
As demais operadoras, com menos de 100 mil beneficiários, deverão cumprir essa determinação a partir de dezembro. As que possuem entre 20 mil e 100 mil beneficiários deverão adotar o georreferenciamento por meio de mapeamento geográfico. As operadoras com até 20 mil beneficiários poderão divulgar em seus portais corporativos as informações de seus planos de saúde e suas respectivas redes credenciadas de forma simplificada, sem necessidade do mapeamento de localização.
A partir de dezembro de 2012, portanto, todas as operadoras de planos de saúde, com qualquer número de beneficiários, deverão ter suas redes de credenciados abertas à consulta na Internet.
A norma permitirá aos beneficiários localizar de forma mais fácil e ágil todos os prestadores de saúde do plano contratado. Permitirá, ainda, que qualquer cidadão pesquise informações sobre a rede credenciada de prestadores de todas as operadoras de plano de saúde do país. Essa possibilidade aumenta a concorrência no setor pelo fato de tornar mais visível o que cada operadora oferece, possibilitando uma melhor escolha no momento de contratar um plano. Todas as informações prestadas pelas operadoras deverão ser atualizadas constantemente e sua utilização será um direito do consumidor.
A rede assistencial deverá ser exibida por cada plano de saúde, apresentando o nome comercial do plano, seu número de registro na ANS ou seu código de identificação no Sistema de Cadastro de Planos comercializados anteriormente a janeiro de 1999, data de vigência da Lei 9.656/98.
Em relação aos prestadores de serviços de saúde, a operadora deverá expor informações como: nome de fantasia do estabelecimento (pessoa jurídica) ou nome do profissional (pessoa física); tipo de estabelecimento; e principalmente a(s) especialidade(s) ou serviço(s) contratado(s) - de acordo com o contrato firmado - e endereço, além de telefones para contato. Neste caso, os parâmetros sugeridos para que a informação seja disponibilizada são os seguintes: unidade da federação; município; bairro; logradouro; número; telefones; e código de endereçamento postal – CEP.

Convênio internacional beneficia serviços de saúde em Itabuna

Convênio internacional beneficia serviços de saúde em Itabuna
Os estudantes estiveram em diversas unidades da rede municipal de saúde,com o intuito dedesenvolver trabalhos em áreas específicas, além de promover atroca de conhecimentos e experiências. No Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh), considerado uma referência regional, a equipe acompanhou atendimentos.
Na visita ao CREADH os estudantes americanos procuraram conhecer a história de um dos pacientes da instituição, que perdeu o movimento dos membros superiores e inferiores num acidente de trabalho há cerca de oito anos. “O senhor Milton tem uma grande história de vida, e eu fiquei muito feliz por saber dela e poder ajudar, tudo isso a partir da tecnologia disponível, e dessa troca de conhecimentos. O mais importante é que, independente da sua condição, ele sempre está com um sorriso no rosto”, declarou Christine Urish.
A universidade de St. Ambrose, em parceria com o curso de Engenharia Industrial da Universidade Sweet Briar, irá desenvolver o projeto e construir uma prótese cibernética, que devolverá os movimentos das funções básicas dos membros superiores ao paciente. A prótese tem previsão de entrega para março de 2013, quando acontecerá uma nova visita da equipe das universidades americanas a Itabuna.
Esse intercâmbio é fruto de um convênio firmado pela Universidade Estadual de Santa Cruz, em 2005. O grupo de estudantes americanos é liderado pela professora e pesquisadora Christine Urish, com a supervisão da professora da UESC, Patrícia Argôlo Rosa, e da terapeuta ocupacional Camila Nascimento.
O projeto de intercâmbiofoi iniciado há seis anos, e há dois envolve o Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh), com a doação de equipamentos como próteses cibernéticas, que trabalham a parte sensorial e motora dos deficientes, e com o suporte de tecnologias digitais.
O diretor do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal da Saúde, Thiago Domingos, discutiu com professores da Uesc e visitantes das universidades americanas a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica, em que a Prefeitura de Itabuna teria como contrapartida a aplicação das técnicas e do conhecimento proposto desenvolvido pelas entidades de ensino superior americanas.
Também foi discutida a possibilidade de ampliação do intercâmbio técnico com a ida de professores de língua portuguesa, estudantes e profissionais da saúde de Itabuna para a universidade de St. Ambrose, bem como a possibilidade de extensão do curso de verão dos estudantes americanos para três meses, ao invés de um mês no Brasil. Um acordo que deverá ser fechado até o fim do mês.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

FEBACS

CÂMARA VAI INVESTIGAR “BALCÃO DE NEGÓCIOS”

Presidente do Conselho de Ética, Araújo diz que só aguarda chegar a denúncia

Nome do deputado Geraldo Simões é citado em gravações e aparece em uma tabela na qual João Bacelar acompanhava o andamento de emendas direcionadas para seus redutos eleitorais

Do Globo:
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados vai investigar a existência do balcão de compra e venda de emendas parlamentares denunciado no domingo pelo GLOBO. O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), afirmou que o órgão entrará em ação assim que um partido pedir a investigação do esquema articulado pelo deputado João Carlos Bacelar (PR-BA). E o líder do PSOL, deputado Chico Alencar (RJ), anunciou que pedirá à Mesa Diretora que encaminhe as denúncias ao Conselho de Ética, o que deve ocorrer ainda esta semana.
— É uma denúncia muito grave, que tem que ser apurada. Mas, como presidente do Conselho, tenho que agir como árbitro e esperar a denúncia chegar. O regimento diz que o Conselho de Ética não pode agir de ofício. Recomendo aos partidos que defendem a investigação que façam a denúncia porque, com certeza, o Conselho vai apurar — disse Araújo.
No domingo, O GLOBO revelou que a ex-mulher de João Carlos Bacelar, Isabela Suarez, filha do fundador da empreiteira OAS, Carlos Suarez, confidenciou à irmã de Bacelar que o ex-marido mantinha um esquema de compra de emendas parlamentares no Congresso. A irmã trava com ele uma briga judicial por herança e, por isso, tornou público o diálogo.
Segundo o relato de Isabela, um dos deputados que teriam vendido emenda para João Bacelar é Geraldo Simões (PT- BA), cujo nome aparece em uma tabela através da qual Bacelar acompanhava o andamento de um conjunto de emendas direcionadas para seus redutos eleitorais. Os outros políticos que aparecem na lista são o deputado federal Marcos Medrado (PDT-BA) e o ex-deputado Fernando de Fabinho (DEM-BA). Nenhum deles tinha votação relevante nesses municípios mas, ainda assim, destinaram vultosas verbas aos redutos de Bacelar.

sábado, 16 de junho de 2012

FEBACS

CONACS

CONACS - Notícias

A HORA DA VERDADE!!!
16/06
A CONACS lança hoje a campanha no Brasil todo com o slogan “A HORA DA VERDADE”. Essa campanha visa mobilizar a maioria dos ACS e ACE em cada Município para colher o máximo possível de apoio de Prefeitos, Secretários de Saúde e Vereadores, num abaixo assinado que tem como objetivo reivindicar do Congresso Nacional e do Governo Federal a imediata regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.
A verdade é que, tanto Governo Federal, quanto CONAS e CONASEMS estão fazendo um verdadeiro jogo de ping pong com a categoria, e nada se resolve porque segundo eles os “prefeitos” não querem que o Piso seja aprovado!
Porém, foi observado durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília, exatamente o contrário, pois, enquanto o presidente da CNM, que não é mais prefeito, dizia que é contra o Piso dos Agentes, os próprios prefeitos afirmavam nos corredores que são a favor dos Agentes de Saúde, mas precisavam de uma segurança jurídica de que o Ministério da Saúde não irá suspender o repasse feito atualmente via Portaria.
Sendo assim, o que falta é maior esclarecimento e vontade política!
Quanto ao esclarecimento a CONACS ressalta que, com a aprovação do PL 7495/06, o recurso repassado aos Municípios para fazer o pagamento dos ACS e ACE deixarão de ser repassados via portaria e convênios, e passará a ser recurso garantido em Lei Federal, com repasse obrigatório e contínuo, inclusive com dotação orçamentária específica.
Ora, o PL 7495/06 garante, portanto, que a contrapartida da União seja o valor integral do Piso Salarial, reajustado de acordo com os mesmos índices de reajuste aplicados atualmente ao salário mínimo nacional.
De quem é a falta de vontade política é que saberemos agora com a realização da campanha “A HORA DA VERDADE”, pois, em véspera de eleições municipais Prefeitos, Secretário e Vereadores, deverão deixar bem claro se são ou não aliados dos Agentes de Saúde!
Dessa forma, a CONACS pede para cada Gestor e vereador se unir a seus Agentes de Saúde, assinado o abaixo assinado da campanha “A HORA DA VERDADE”, nos ajudando a cobrar mais valorização dos ACS e ACE e valorização da Saúde Preventiva, com aumento de repasses para seu custeio e garantias em Lei da manutenção desses recursos! 

OBS: A CONACS SOLICITA QUE CADA LIDERANÇA DE ACS E ACE, OU MESMO GESTORES E VEREADORES, ACESSEM O SITE www.conacs.com.br, e cliquem na opção LEGISLAÇÃO, e após, na opção PROJETOS DE LEI, cliquem em ABAIXO ASSINADO DOS PREFEITOS, SECRETÁRIOS DE SAÚDE E VEREADORES, e então após imprimir a folha oficial do abaixo assinado da campanha "A HORA DA VERDADE", colham as assinaturas e em seguida, passe no scaner e nos envie por e-mail conacs2011@hotmail.com, identificando no assunto ABAIXO ASSINADO. Aqueles que puderem se mobilizar para estarem conosco em Brasília, receberemos em mãos nos dias 27 e 28 de junho, semana em que será realizada uma grande mobilização da categoria para fazer a entrega dessas assinaturas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

IV CONGRESSO NACIONAL SOBRE URM

O uso racional de medicamentos é um assunto polêmico no país. De acordo com dados da Avaliação da Assistência Farmacêutica no Brasil, a cada 2,3 medicamentos consumidos pela população brasileira, um não possui prescrição médica. Nesse contexto, o Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) promove o IV Congresso Brasileiro sobre URM, de 12 a 15 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador (BA).
Os interessados em participar do evento podem se inscrever até o dia 08 de Agosto, pelo site www.congressourm.com.br. O valor da inscrição para profissionais é de R$ 100,00 e para estudantes R$ 60,00. E, no pré-congresso, ainda serão oferecidos Cursos e Oficinas, no valor de R$ 30,00.
O principal objetivo do Congresso é incentivar o uso racional de medicamentos junto aos profissionais e estudantes da área da saúde. Dessa forma, o evento pretende promover discussões de alto nível sobre o tema, divulgando experiências exitosas e as iniciativas oficiais, bem como oferecer capacitação aos participantes.
Este ano o evento tem como diferencial a discussão sobre o tema “Incorporando o Uso Racional de Medicamentos no contexto da atenção à saúde”. Com essa definição a programação ficou dividida nos seguintes eixos: Prática Profissional; Ensino Indutor de Uso Racional de Medicamentos; e Políticas Públicas Indutoras do Uso Racional de Medicamentos.
A realização do Congresso, desde sua primeira edição em 2005, tem como foco oferecer conhecimento aos profissionais de saúde para que esses percebam a relevância positiva dessa prática, à saúde da população. O evento reunirá cerca de três mil pessoas, sendo dois mil profissionais e mil estudantes das mais diversas áreas, incluindo médicos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, advogados, jornalistas entre outros profissionais.

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO SÃO LOURENÇO


UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DR. AURIVALDO SAMPAIO

O Grupo “Arte pela vida” é coordenado pela Agente Comunitária Marinalva Novaes e consiste na promoção de cursos de bordados, crochê e artesanato para crianças, adultos e idosos da própria comunidade.

O Grupo “Mexa-se” é coordenado pelo Fisioterapeuta Steve Campos e consiste na promoção de atividade física de alongamento, caminhada, fortalecimento dos músculos, flexibilidade etc.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Governo da Presidente DILMA ROUSEFF diz não ao piso salarial nacional dos agentes comunitário de saúde e agentes de combate as endemias!


Governo da Presidente DILMA ROUSEFF diz não ao piso salarial nacional dos agentes comunitário de saúde e agentes de combate as endemias! O Governo federal rejeitou no relatoria da MP 568/12 as emendas do PISO SALARIAL DOS ACE /ACS que poderia de fato regulamentar o nosso piso salarial não foram aceitas.
Lamentavelmente mais um vez o governo federal diz não aos acs/ace de todo Brasil! Alguns parlamentares tenta de todas as formas que as emendas que poderá conceder o piso salarial nacional dos acs/ace, possam fazer parte MP 568/12 como medida provisória garantido assim o nosso piso salarial.
Em um cenário de desespero os acs/ace de todo o Brasil tentam fazer o possível para que o governo da presidente Dilma valorize a categoria que tanto ajudou a saúde do BRASIL, aprovando o nosso piso nacional.

FOTOS PUBLICADAS EM REDE SOCIAL PROVOCAM DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

Por unanimidade, a Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento a agravo de uma enfermeira da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital, em Olinda (PE), demitida por justa causa após postar, numa rede social da internet, fotos da equipe de trabalho tiradas durante o expediente. Na ação trabalhista, a enfermeira pedia a descaracterização da justa causa e o pagamento de dano moral pelo constrangimento causado pela demissão.
Na inicial, a enfermeira contou que trabalhou no hospital durante um ano e nove meses até ser demitida - segundo ela, depois de ter publicado no Orkut fotos suas e de seus colegas de trabalho com o fardamento do hospital. A profissional alegava que o hospital agiu de forma discriminatória ao dispensá-la, porque a postagem de fotos no Orkut era prática comum entre os empregados, mas ela teria sido a única demitida, e os demais não sofreram qualquer tipo de punição. Informou ainda que o empregador se recusou a fornecer-lhe carta de recomendação, o que dificultou a obtenção de nova colocação no mercado de trabalho.
Para o hospital, as imagens relatavam "intimidades" dos integrantes da equipe da UTI. Segundo a contestação, cada foto postada continha abaixo "comentários de mau gosto, não apenas da enfermeira demitida, mas também de terceiros" que acessavam a rede social. As fotos mostravam ainda o logotipo do estabelecimento sem sua autorização, expondo sua marca "em domínio público, associada a brincadeiras de baixo nível, não condizentes com o local onde foram batidas".
Ainda segundo a defesa, a enfermeira desrespeitou os doentes internados na UTI, muitos em estado grave e que, por motivos alheios às suas vontades e de seus familiares, foram expostos publicamente. O estabelecimento alegou ser referência para o atendimento de ministros de estado e até do presidente da República, e não poderia "ficar à mercê de brincadeiras impensadas de empregados, principalmente quando abalam a sua moral".
Ao analisar o pedido da enfermeira, a 3ª Vara do Trabalho de Olinda descaracterizou a justa causa e condenou o hospital ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 35 mil. Segundo a sentença, a dispensa "repercute na esfera subjetiva do trabalhador" e compromete sua honra e estima. Para o juiz, o ato não revelava comportamento inadequado no tratamento dos pacientes – "pelo contrário, demonstra o espírito de confraternização, de amizade, união e carinho entre os funcionários". Com as verbas rescisórias devidas, a condenação total foi de cerca de R$ 63 mil.
Todavia, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) reformou o a sentença ao dar provimento a recurso ordinário do hospital. Para o Regional, o empregador agiu corretamente ao aplicar a justa causa, porque as fotos revelam a equipe da UTI em um "ambiente de brincadeiras nitidamente inadequadas". O acórdão cita como exemplo uma foto que mostra "uma das enfermeiras semiagachada e uma mão supostamente tentando apalpá-la".
Contra a decisão, a enfermeira interpôs recurso de revista para o TST, que teve seguimento negado pelo Regional, levando-a a interpor o agravo de instrumento agora julgado pela Segunda Turma.
A Turma indeferiu o processamento do recurso de revista e manteve a decisão. Para o relator, ministro José Roberto Freire Pimenta, o Regional, na análise das provas dos autos, amparado no princípio do livre convencimento motivado, entendeu que a conduta da enfermeira foi grave ao ponto de justificar a sua dispensa.
Para se concluir de forma diferente, como pretendido, seria necessário retornar à análise de fatos e provas, procedimento vedado pela Súmula nº 126 do TST.(Processo: AIRR - 5078-36.2010.5.06.0000).

CONASEMS

Além dos êxitos do SUS, Alexandre Padilha, que abriu o 28º Congresso do CONASEMS, chamou a atenção também para os desafios da rede pública
Queda nos casos de dengue, redução da mortalidade materna, expansão do programa Brasil Sorridente e aumento de cirurgias eletivas no Brasil. Estes são alguns dos avanços obtidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) destacados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a abertura do 28º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e do 9º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência, nesta terça-feira (12), em Maceió (AL). Padilha compartilhou e agradeceu aos participantes do evento pelos bons resultados no enfrentamento dos problemas da saúde no país.
Sobre as ações da área da Atenção à Saúde, o ministro destacou, por exemplo, o aumento de 69% das cirurgias eletivas no país, que passaram de 317,2 mil, em 2010, para 535,7 mil, no ano passado. As cirurgias mais procuradas são as de catarata (principal destaque), oftalmologia, ortopedia, urologia, vasculares e otorrinolaringologia. Somente para estes seis procedimentos houve aumento de 201% no valor investido, sendo R$ 186,7 milhões em 2011 contra R$ 62 milhões em 2010.
Na área da saúde bucal, o ministro Alexandre Padilha informou que serão entregues cerca de 1 milhão de próteses dentárias pelo SUS em 2012, quase 200% a mais do que em 2011. Atualmente, existem 25 mil equipes do Brasil Sorridente em todo país. Durante a solenidade de abertura do Congresso do CONASEMS, o ministro assinou uma portaria que define reajuste de 50% para a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e 25% de incremento para o custeio das unidades.
O ministro também citou a redução de 21% da mortalidade materna no país, que caiu de 1.317 entre janeiro e setembro de 2010 para 1.038, no mesmo período de 2011. Lançada em março do ano passado, a Rede Cegonha já destinou investimentos federais de R$ 2,5 bilhões para qualificar a assistência à mulher e ao bebê. Com pouco mais de um ano, a iniciativa já atende 36% das gestantes no SUS. Entre as melhorias, está o avanço no acesso das mulheres às consultas de pré-natal – em 2011, mais de 1,7 milhão de mulheres fizeram no mínimo sete consultas pré-natais. Além disso, os exames de mamografias aumentaram 16% no primeiro trimestre de 2012 em relação a 2011.
O recorde na realização de transplantes foi outro ponto enfatizado por Padilha. Em 2011 o Brasil bateu recorde com a realização de 23.397 transplantes, reduzindo a fila de espera e colocando o Brasil no posto de maior sistema público gratuito de transplante no mundo
GESTÃO – Quanto à avaliação dos serviços, o ministro citou duas ações do Ministério da Saúde para melhorar a gestão. Uma delas foi a criação da Carta SUS, instrumento que permite ao usuário do SUS avaliar os serviços prestados em hospitais. Outra iniciativa é a continuidade do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), lançado em 2011.
Na fase atual do PMAQ, equipes do Saúde da Família estão sendo avaliadas, por meio de um questionário aplicado aos profissionais de saúde, aos gestores e aos usuários. Padilha destacou que 71% dos municípios aderiram ao programa e que as equipes bem avaliadas serão premiadas e poderão receber até o dobro de recurso para atuar nos municípios.
O ministro Alexandre Padilha reafirmou que os profissionais de saúde devem ter “obsessão pela qualidade do atendimento à população”, defendeu a necessidade de mais médicos qualificados na rede pública e a busca pela melhoria da gestão e o combate à corrupção.
VIGILÂNCIA –Em relação à dengue, o ministro destacou a queda de 84% dos óbitos nos quatro primeiros meses de 2012 em relação ao mesmo período de 2010. Há dois anos, foram registradas 467 mortes pela doença no país, sendo reduzidas para 74 em 2012. Quanto aos casos graves da doença, estes caíram de 11.845, entre janeiro e abril de 2010, para 1.083, no mesmo período de 2012.
Da área de Vigilância em Saúde, o ministro também destacou o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) no controle da tuberculose. Isso porque o Brasil reduziu pela metade os óbitos pela doença em relação aos indicadores de 1990, alcançando cinco anos antes a meta do milênio para este indicador. Além disso, anunciou também o alcance da cobertura de vacinação contra a gripe, com 80% de cobertura da população-alvo, totalizando mais de 24,1 milhões de vacinados.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Número de mortes por câncer de útero aumenta na última década

utero


O número de mulheres que morreram de câncer de útero aumentou cerca de 20% nos últimos dez anos na Inglaterra. A pesquisa da Cancer Research UK apontou que o total de mortes anuais pela doença subiu de 1,5 mil para 1,9 mil desde o início do século 21. Um importante detalhe é que esses dados acompanham um aumento significativo de mulheres diagnosticadas com obesidade, que correm duas vezes mais o risco de desenvolver este tipo de câncer.

Manter o peso corporal saudável pode diminuir o risco de uma mulher ter câncer de útero e essa é uma das melhores maneiras de se proteger contra a doença. A boa notícia é que as taxas de sobrevida para as mulheres diagnosticadas com câncer de útero estão melhorando. De acordo com a pesquisa, 77% das mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer no mundo sobrevivem por cinco anos ou mais. Na década de 70, esse número era de apenas 61%.

Diga não à infecção urinária


Infco_UrinariaA infecção urinária começa quando micro-organismos conseguem se multiplicar pela uretra e se infiltram no canal urinário até chegar à bexiga. Na maioria das vezes, o problema é causado pela bactéria Escherichia coli que também está presente na flora intestinal.
O nome mais comum da infecção na bexiga é a cistite, mas essas bactérias podem também atacar os rins, causando a pielonefrite. Por isso, é preciso ficar atento! Quando se tem dor e ardor na hora de urinar, aumento da frequência de idas ao banheiro, sensação de bexiga cheia, sangramento ou mal-estar acompanhado de febre, deve-se procurar tratamento de um médico urologista.
Além disso, as mulheres que estão grávidas devem dar mais atenção ao problema. A estimativa é de que esse problema atinja de 15% a 20% das gestantes, isso porque, durante a gravidez, há um aumento da circulação sanguínea na região pélvica, fazendo a umidade vaginal aumentar, facilitando assim a passagem das bactérias do ânus para a uretra.
Para prevenir, a melhor recomendação é beber muita água para que o canal urinário seja limpado frequentemente.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

ITABUNA: OBRA NO SÃO PEDRO


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), assinou ordem de serviço para a realização de uma importante obra de macrodrenagem no bairro São Pedro, livrando moradores de um trecho da Avenida Pedro Jorge de inundações que normalmente ocorriam em períodos chuvosos.

A obra resulta de emenda parlamentar apresentada pelo ex-deputado federal João Almeida (PSDB), quando ainda estava no exercício do mandato. E quem fez o pedido ao deputado, demonstrando a necessidade da intervenção, foi o ex-vereador Adilson José, liderança da comunidade.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABUNA


DA: PRESIDÊNCIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

PARA: CONSELHEIROS E/OU SUPLENTES
Senhor (a) Conselheiro (a), 


                      A Presidência do Conselho Municipal de Saúde – CMS, no uso de suas atribuições, e em conformidade com a Lei 1.749/97, Art. 42 §1°, vem por meio deste, convocar os Conselheiros Titulares e/ou Suplentes para participar da Reunião Extraordinária a ser realizada no dia 13/06/2012 (quarta-feira) às 15:00h, na sala de reuniões da Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Netto, para discussão e deliberação da seguinte PAUTA:


  • Auditoria interna no Conselho Municipal de Saúde/ SESAB;

  • Plenária Nacional de Conselhos.


 Atenciosamente,

  

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABUNA

Maria das Graças dos Santos Souza

Presidente

AACSI- ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE ITABUNA

Estimados colegas ACS e ACE, e contato com a diretoria da CONACS recebi de Ruth Brilhant e da Drª Elane Alves a seguinte orientação para os que não poderem ir para brasília mais que deseja contribuir e adquirir como brinde a camiseta.


Enviar email para o seguinte endereço: conacs2011@hotmail.com com o título CAMISA DO PISO SALARIAL.

No email deve conter quantidade de camisetas, numero que podem ser(P,M,G e GG) a CONACS enviará pelo correio em qualquer parte do pais sem despesas de correios se o pedido for superior a 10 camisas.
Obs. Onde consta SINDRAS é que esta camisa foi confeccionada por meu sindicato!

Orientamos aos sindicatos e associações que assim desejarem em reunião com os colegas e aos que quiserem adquirir faça o mais breve possível.

CASO TENHA ALGUMA DIFICULDADE ENTRE EM CONTATO COMIGO NO BLOG QUE PROCURAREI MELHORAR O CONTATO COM A CONACS.

FEBACS - FEDERAÇÃO BAIANA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E COMBATE ÀS ENDEMIAS

CONACS

CONACS - Notícias

A HORA É ESSA!
09/06
Começou uma contagem regressiva para a aprovação do Piso Salarial”, esse é o sentimento de todas as lideranças da categoria que vêm acompanhando o trabalho da CONACS durante o ano.
Mais do que nunca a pressão da categoria nos Parlamentares e no Governo Federal poderá fazer toda a diferença, pois nos últimos dias com o surgimento da MP 568/12 novos interlocutores com o Governo Federal sinalizaram soluções políticas para o impasse provocado pela inércia do Ministério da Saúde com o tema.
Na Audiência Pública da semana passada o Relator da MP 568/12 chegou a declarar que seria inconstitucional as Emendas Parlamentares que acrescentam o Piso Salarial no texto da MP, porém, após várias manifestações de parlamentares da situação e oposição, a sua assessoria declarou que ainda não tem nenhuma posição contrária ao Piso Salarial e que ainda está trabalhando para contemplar as Emendas do Piso no Relatório.
Ouvido a assessoria jurídica da CONACS foi dito que “o Relator Eduardo Braga foi muito infeliz ao fazer essa afirmação, pois se as emendas parlamentares do Piso Salarial dos ACS e ACE for inconstitucional, o Piso Salarial dos Professores também é inconstitucional, já que, foram através de Emendas parlamentares que o Relatório do Piso Salarial dos Professores concluiu seu relatório, fazendo inclusive aumento do valor do Piso, que inicialmente constava no PL do Poder Executivo o valor de R$ 850,00 , sendo contemplado no seu Relatório e texto final do PL o valor de R$ 950,00”. E mais, ao concluir a assessoria jurídica da CONACS afirmou ainda que não será uma questão de inconstitucionalidade, mas sim de vontade política!
Novas reuniões deverão acontecer essa próxima semana, e já existe um acordo entre os Líderes do PMDB da Câmara e do Senado Federal no sentido de buscar mais apoio junto aos partidos da base aliada ao Governo Federal para pressionar o Governo Federal a resolver a questão do Piso, e somado a essa mobilização, a oposição já declarou que caso o Governo não contemplar o Piso Salarial dos ACS e ACE na MP 568/12, irá trabalhar na obstrução da sua votação!
A CONACS está mobilizando várias lideranças nacionais para estarem presentes em Brasília a partir de terça-feira (12/06) e já estão confirmados caravanas dos Estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraíba. A CONACS espera que os demais Estados também se mobilizem e orienta aos ACS e ACE cobrem de seus sindicatos condições para estarem em Brasília já que todos já receberam o recurso do imposto sindical!
obs: A CONACS ESTÁ VENDENDO CAMISETAS DO PISO SALARIAL E PEDE A COLABORAÇÃO DE TODOS, POIS AO ADQUIRIREM SUA CAMISETA ESTARAM CONTRIBUINDO COM A MANUTENÇÃO DE VÁRIAS PESSOAS EM BRASÍLIA ATÉ O FIM DESSE SEMESTRE! CADA CAMISETA SERÁ VENDIDA AO CUSTO DE R$ 20,00.

A UNIÃO FAZA FORÇA!

JORNAL A REGIÃO


Estudo cita Itabuna entre as piores em saúde
básica na Bahia e confirma que o município está muito longe de oferecer atendimento adequado para a população.
posto de doença

A culpa pelo caos no setor pode ser creditada, em parte, à politização do setor, onde o secretário de Saúde, Geraldo Majela, foi indicado pelo deputado Augusto Castro e a direção do Hospital de Base está sob o comando político de outro deputado, Gilberto Santana.
A calamidade, que há anos é sentida pelos moradores, acaba de ser confirmada em estudo realizado pelo Ministério da Saúde, que constata que a Prefeitura de Itabuna não consegue colocar em pleno funcionamento a maioria dos programas na rede de atenção básica.
Hoje, com mais de 205 mil habitantes, Itabuna não lembra nem de longe o município que já foi referência na área de saúde. A realidade é mostrada no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) de 2011, que acaba de ser divulgado.
Foi comprovado, por exemplo, que Itabuna não conta com a quantidade ideal de equipes básicas de saúde e de saúde bucal, e que o atendimento às gestantes é precário.
Os dados mostram que Itabuna tem, entre os muitos itens avaliados, desempenho pior que municípios menores como Coaraci (5,63), Itajuípe, Itapé (5,79), Itororó (5,61) e Camacan (5,80). A nota geral do município foi de 5,30, contra 6,02 de Firmino Alves e 6,49 de Itajuípe.
O estudo revela que nos dois últimos municípios os serviços realizados pelas equipes de saúde da família e saúde bucal merecem nota 10. Já em Itabuna foi de 5,85 para o primeiro item e 7,45 para o segundo.
Muito baixo
Foram avaliados mais de 20 quesitos da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar, e das Urgências e Emergências. Itabuna tem nota abaixo de 6 em mais de 90% deles, com o pior desempenho em serviços nos quais muitos municípios menores têm políticas eficazes.
A pesquisa revela que a Secretaria de Saúde praticamente abandonou as ações de escovação dental, deixando o município com a ridícula média de 0,02. O atendimento de alta complexidade também foi muito mal avaliado, com nota 1,80 para o item internações clínicas-cirúrgicas.
O melhor desempenho foi para o quesito “proporção de cura de novos casos de hanseníase” e os serviços de tratamento de pacientes com tuberculose mereceram nota 9,24.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Seseb), no ano passado foram registrados 62 novos casos de hanseníase em Itabuna e 151 novas notificações de tuberculose. A segunda doença matou cinco pessoas no município do sul da Bahia.
Dificuldades
A pesquisa revela que os maiores municípios da Bahia enfrentam mais dificuldade para oferecer atendimento de qualidade na rede básica de saúde. Em Ilhéus, os serviços realizados pelas equipes de saúde mereceram nota 5,86 e de saúde bucal 5,84.
Em Camaçari foi de 6,92 para o primeiro item e 5,76 para o segundo. O município de Barreiras ficou com rendimento de 5,30 e 8,13; em Feira de Santana, o atendimento das equipes da saúde da família mereceu nota 6,45 e saúde bucal 4,85.
Já Eunápolis obteve nota 5,86 para a primeira opção de serviço e 10 para o programa de saúde bucal. Isso significa que todos os bairros do município têm cobertura no segundo tipo de atendimento.
O pior desempenho entre os maiores centros é o de Salvador, que ficou com notas 3,12 e 3,36. Porém esses municípios têm índices melhores em outros 15 itens, entre os quais os serviços de média e alta complexidade. Na foto, o secretário de Saúde de Itabuna, Geraldo Majela.

domingo, 10 de junho de 2012

VAL CABRAL

O PT de Itabuna está extrapolando na boataria que propaga perspectivas infactíveis de acontecer em Itabuna. Quase todos os dias tem balela difundida pelos petistas, sem nenhuma consistência lógica e ratificável. Se fossem verdadeiras as declarações dos dirigentes correligionários de Lula, Wagner e Dilma em Itabuna, Dom Ceslau Stanula, Mariana Alcântara, Wenceslau Júnior, Vane do Renascer e Roberto Minasaço estariam há algum tempo digladiando entre si para integrar a chapa majoritária, que teria Juçara Feitosa como prefeiturável. Entretanto, todos estão fugindo dessa proposta, como o “diabo foge da cruz!” Ninguém quer saber de compor com Juçara. A VEZ AGORA É DO PR - Apesar da aproximação entre o PR e o governo de Jaques Wagner, o vereador itabunense Roberto de Souza, membro do partido, afirma que os republicanos marcharão com o DEM na sucessão em Itabuna. Para desmentir os boates que os petistas estão propagando na cidade, de que “o PR estará coligado com o PT porque o partido está integrado ao Governo de Wagner”, o vereador Roberto de Souza fez questão de assegurar que seu partido apóia a reeleição do Capitão Azevedo. Segundo ele, os dirigentes da legenda na Bahia teriam dado autonomia ao diretório municipal para definir sua política de alianças. O PR é mais um partido que Juçara perde para Azevedo. PR, PC do B, PMN, PSC, PRB, PTB e PDT estiveram coligados com o PT nas eleições passadas e atualmente manifestam veemente rejeição a qualquer possibilidade de voltarem a estar ela nas próximas eleições. PC do B está com Wenceslau Júnior; PDT lançou a professora Acácia Pinho como sua prefeiturável; PRB e PSC estão com Vane do Renascer para prefeito. E o capitão Azevedo (DEM) já conta com PR, PTB e PMN. Todos fogem de servirem-se como “bois de piranha” de um casal de cobra venenosa, que é “inadimplente da palavra” e que tenta “ganhar no grito”, disseminando boatos inconsistentes, que só revelam o quanto a mentira é marca de quem está desesperado com o fracasso inevitável de quem tem ficha suja e cabeça de pitu.