Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de julho de 2013

DO PIMENTA NA MUQUECA

MORADORES DO SANTA INÊS FAZEM PROTESTO E INTERDITAM POSTO DE SAÚDE

Moradores interditaram ruas e posto de saúde no Santa Inês (Foto Marli Vitória).
Moradores interditaram ruas e posto de saúde no Santa Inês (Foto Marli Vitória).
Cerca de 200 moradores do Santa Inês interditaram as principais vias de acesso ao bairro nesta manhã de quarta (31) e fecharam a Unidade de Saúde da Família Corbiniano Freire. Eles cobram mais médicos, equipamentos, ampliação do Programa Saúde da Família e reforma da unidade.
Além das obras e ações em saúde, os moradores cobram pavimentação da Rua de Mutuns e transversais, água encanada, ampliação da rede de esgoto e melhoria no campo de futebol do bairro e aumento das linhas de ônibus que atendem ao bairro.
Durante o protesto de quase três horas, a Avenida Bionor Rebouças e a Rua Nova foram interditadas com barricadas com pneus e madeira.
Moradores ocupam posto de saúde e interditam unidade (Foto Marli Vitória).
Moradores ocupam posto de saúde e interditam unidade (Foto Marli Vitória).
Segundo o líder comunitário Gilvan Barbosa (“Júnior”), a reforma da unidade é cobrada pelos moradores há nove anos. “Sempre há reforma de postos, mas nunca o do Santa Inês”, afirma. “Na verdade, não é reforma. Tem que construir outra unidade”.
Conforme Júnior, há dentistas, mas falta material para atendimento. O bairro conta com apenas uma equipe de Saúde da Família para atender a toda a comunidade, que hoje tem quase 10 mil pessoas.
O forro da unidade de saúde virou abrigo para morcegos, o que provoca forte odor. As agentes de saúde, segundo Júnior, estão sem sala para reuniões.
Ônibus ficaram retidos durante o protesto dos moradores (Foto Pimenta).
Ônibus ficaram retidos durante o protesto dos moradores (Foto Pimenta).
POSTO SERÁ REABERTO SÓ APÓS ACORDO
Os moradores passaram cadeado no portão da unidade de saúde. A promessa é só reabrir a unidade quando representantes do governo municipal sentarem à mesa para conversar com representantes da comunidade.
Posto de saúde é fechado após protestos contra condições precárias (Foto Pimenta).
Posto de saúde é fechado após protestos contra condições precárias (Foto Pimenta).
- See more at: http://www.pimenta.blog.br/#sthash.XaW98mPD.dpuf

DO AZULZINHO NOTÍCIAS

DESRESPEITO COM AGENTES DE ENDEMIAS

Forasteiro
Quero comunicar que o coordenador colocou uma ordem e não se cumpre. como é que ele quer que os agentes do campo trabalhe 8 horas e tem gente no PA Central dengue situado no bairro são Caetano que só trabalha  um turno, porque o outro turno trabalha em outro setor isso e um de respeito a nos agente de campo. Como é que estar faltando agente de  campo o trabalho  tá puxado e tem  gente contratado no PA Central sem fazer nada e sem ter nenhuma doença. Como e que esse Coordenador pode exigir algo de nós agente de campo. Renato de Freitas Araújo é um mentiroso, nos agentes de endemias do campo queremos que isso seja resolvido porque nós iremos comunicar ao Ministério publico.Ta tendo desvio de função e ele não toma uma posição. Só quer cobrar dos agentes de campo. 

Nós agentes de endemias estamos revoltados com tanta humilhação que esse Renato de Freitas Araújo anda fazendo com os agentes de endemias, disse em uma reunião que iria mudar os supervisores geral e até agora nada de diminuir, aumentou o numero de supervisores de 4 passou a ser 8 que absurdo. Obrigou os agentes de Endemias a fazer uma prova valendo nota sendo que nós concursado já tinha passado do  período probatório ja tinha 5 anos de concurso, queremos que o prefeito de Itabuna Vane do Renascer tome uma providencia contra esse forasteiro Renato de Freitas Araújo e mostre que o prefeito usa a caneta como foi feito com o amigo do coordenador o Secretário de Saúde Renan Araújo. Prefeito use sua caneta nos agentes de Endemias queremos uma resposta já. chega de sermos tão humilhado por esse forasteiro quem nem conhece a nossa cidade. "Prefeito ou senhor demite essa pessoas que estão afundando seu governo cada vez mais ou sua credibilidade vai despencar mais ainda do que já está, estas pessoas estão revoltadas a beira de outra paralisação e isso vai ser mais um colapso para sua gestão. palavras do Azulzinho Noticias". 

ESCORPIÃOS ASSUSTAM MORADORES




Moradores da Rua Santa terezinha do Bairro São Lourenço, estão assustado com o aparecimento de vários escorpiões da casa fechada de número 64 ao terreno baldio. 



terça-feira, 30 de julho de 2013

DO PIMENTA NA MUQUECA

GOVERNO FECHA ACORDO NO MP E REVOGARÁ NOVA LEI DO CONSELHO DE SAÚDE

Após acordo, Vane revogará lei (Foto Pimenta).
Após acordo, Vane revogará lei (Foto Pimenta).
Aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Claudevane Leite, a polêmica lei de adequação do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMSI) será revogada.
A decisão foi tomada em comum acordo por membros da comissão executiva do conselho, da Procuradoria-Geral do Município e do Ministério Público da Bahia, ontem, em reunião coordenada pelo promotor público Clodoaldo da Anunciação.
O acordo se tornou possível a partir do entendimento de que a lei sancionada pelo prefeito no dia 21 de junho contém diversos vícios e usurparia o papel de controle social do CMSI. Os erros ocorreram já na tramitação do projeto na Câmara de Vereadores, quando os conselheiros de saúde não puderam opinar – o que era uma imposição da lei anterior, de 1997.
Seguindo uma recomendação do Ministério Público, uma nova lei será elaborada, desta vez seguindo dispositivos e resoluções nacionais. O acordo foi fechado em ambiente amigável.
Enquanto a nova lei não for elaborada, o prefeito Claudevane Leite deverá dar posse aos conselheiros que representam entidades que possuem assento no colegiado. Uma eleição do conselho, baseada na nova lei, havia sido marcada para o último dia 20. Acabou sendo cancelada devido a recomendações do MP (relembre aqui) e uma ação judicial movida no dia 19.
- See more at: http://www.pimenta.blog.br/#sthash.LS7woEbZ.dpuf

DO PIMENTA NA MUQUECA

RENAN ARAÚJO ATIRA PARA TODOS OS LADOS

Renan cai por falta de "resolutividade".
Médico diz que foi tratado com preconceito
OS ALVOS: TOM RIBEIRO, CLAUDEVANE LEITE E ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA
O médico Renan Araújo tenta adotar um discurso de tranquilidade e dever cumprido em sua saída da Secretaria da Saúde de Itabuna, mas não consegue esconder certa mágoa. Isso ficou evidente na entrevista que ele concedeu ao  Blog do Gusmão (leia e escute aqui), na qual listou feitos de sua gestão e atribuiu a queda a uma campanha de desgaste executada por setores da imprensa.
Dando “nome aos bois”, Araújo mirou principalmente no âncora do programa Balanço Geral (TV  Cabrália), Tom Ribeiro. Segundo o médico, o apresentador “fez um trabalho sujo” e o atacou “de maneira baixa e vil, com chacotas e comentários desqualificantes”. Ele chamou a ofensiva de “missa encomendada”.
Diante de uma intervenção do entrevistador, que fez referência à vinculação política do apresentador com o PRB, partido do prefeito Claudevane Leite, o ex-secretário declarou que os motivos da “campanha” deveriam ser investigados. Mas ele se queixou também da imprensa local de maneira genérica, pois esta o teria tratado com preconceito, baseando-se em sua condição de “forasteiro”.
Na entrevista de quase 15 minutos, Araújo também lamentou não ter conseguido maior autonomia na Secretaria da Saúde, inclusive para realizar licitações que permitiriam abastecer as unidades com insumos e medicamentos. Ao dizer que não teve apoio do governo para formar as comissões licitantes, ele desabafou, mudando a direção da artilharia: “a caneta é do prefeito”.
Como avalia que conseguiu avanços importantes em todas as metas das quais se incumbiu, principalmente o retorno do comando único do SUS, o médico declarou que o motivo da sua saída deveria ser perguntado a Claudevane Leite.
Uma “bala” do arsenal do ex-titular da Saúde foi reservada para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que, na opinião de Araújo, não teria sido generosa com sua atuação. “O que foi feito de positivo não chegou ao público; a volta da plena passou quase despercebida”, disse o médico.
- See more at: http://www.pimenta.blog.br/#sthash.LS7woEbZ.dpuf

sábado, 27 de julho de 2013

DO PIMENTA NA MUQUECA

PROTESTO TERMINA, MAS REINAUGURAÇÃO É ADIADA

Monteiro se comprometeu a atender reivindicações dos moradores (foto Pimenta)
Monteiro se comprometeu a atender reivindicações dos moradores (foto Pimenta)
Os moradores da Rua 3, do Loteamento Monte Líbano, encerraram há pouco o protesto contra as más condições daquela via.  Devido à manifestação, o prefeito Claudevane Leite foi obrigado a adiar a reinauguração da unidade básica de saúde Dilson Cordier, que funciona no local.
Além da falta de pavimentação e dos buracos na rua, os manifestantes reclamam da irregularidade da coleta de lixo  e do abastecimento de água, e de problemas na rede de esgoto. O secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Marcos Monteiro, conversou com os moradores e assumiu o compromisso de atender as demandas.
Segundo Monteiro, a Emasa mandará uma equipe ainda hoje até a Rua 3. Ele também se comprometeu a melhorar a coleta de lixo e a enviar uma máquina para “patrolar” a via na segunda-feira, 29.
Somente após a conversa com Monteiro foi que os manifestantes liberaram o tráfego na Rua Independência, que dá acesso à Rua 3 e liga a região do bairro São Roque ao bairro Santo Antônio. Policiais militares apenas acompanharam as negociações.
Os moradores disseram que, caso as reivindicações não sejam efetivamente atendidas, um novo protesto ocorrerá na próxima semana.

DO RADAR NOTÍCIAS

Mulher espera 7 horas por atendimento dentro de ambulância e desiste
O caso de uma paciente recusada no Hospital São Lucas, em Itabuna, nesta sexta-feira (26), chamou a atenção dos pacientes e acompanhantes presentes no local.  Cleidiane Pereira Carvalho, de 30 anos, sofre de elefantíase e desenvolveu problemas renais graves. Ela foi encaminhada do Hospital São Vicente, em Ubaitaba, para o São Lucas, mas o hospital negou atender sem o encaminhamento da secretária de saúde da prefeitura da cidade.
Dentro de uma ambulância, Cleidiane, que é mãe de duas meninas de 12 e 13 anos, esperou quase 7 horas por atendimento, chegando ser encaminhada ao Hospital de Base, onde foi informado que o caso dela deveria ser tratado no São Lucas. Após a espera, a família desistiu e voltou para Ubaitaba sem atendimento.
Os familiares telefonaram para prefeitura de Ubaitaba, mas é feriado na cidade, e por isso a instituição estava fechada.
Pacientes
Os enfermos que procuraram atendimento no São Lucas nesta sexta-feira (26)  reclamaram da demora no atendimento. Muitos pacientes estavam esperando há pelo menos 6 horas por atendimento médico. Com a chegada da imprensa ao local, por volta das 20h20, muitos pacientes foram passados para uma segunda recepção no interior da unidade hospitalar. Texto: Radar Notícias

DO PIMENTA NA MUQUECA

VANE AGRADECE RENAN, MAS DIZ QUE “A ATENÇÃO BÁSICA DEIXOU A DESEJAR”

(Foto Pimenta).
(Foto Pimenta/Arquivo).
Com o semblante mais tranquilo que a quinta-feira de reuniões tensas, o prefeito Claudevane Leite participava nesta sexta á tarde (26) da inauguração da sede da Bahiagás em Itabuna. Ao lado do vice-prefeito Wenceslau Júnior e do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, ambos do PCdoB, o prefeito dizia em entrevista ao PIMENTA que ainda não havia definido o nome do novo secretário da Saúde. 
O nome mais provável para o cargo, no entanto, participava da solenidade: o médico e empresário Eduardo Fontes. Vane desconversou quando questionado sobre o nome para o lugar de Renan Araújo, demitido por dificuldades de mostrar avanços em uma área. “Realmente, a atenção básica deixou a desejar, não funciona como gostaríamos”, disse Vane, reconhecendo o esforço do ex-secretário no retorno da Gestão Plena. Confira a entrevista.
BLOG PIMENTA – O que levou à demissão do secretário da Saúde?
CLAUDEVANE LEITE – Entendemos que uma das pastas mais complicadas é a Saúde e reconhecemos que houve um esforço muito grande de Renan [Araújo], mas esse é um momento de mudança, tomar outro rumo, sem briga. No momento que a gente entender que um secretário precisa ser mudado, que precisa de uma dinâmica diferente, a gente vai fazer isso.
PIMENTA – Mas qual o motivo específico da exoneração?
VANE – Nós avançamos em algumas áreas: Cedorf, Hospital de Base, retorno da Gestão Plena, mas, realmente, a atenção básica deixou a desejar, não funciona como gostaríamos. Temos problemas de estrutura e a maioria das unidades é alugada. Mas esse não é o motivo principal da saída dele. A gente entende que precisa de um novo rumo. Por isso, a mudança.
PIMENTA  – Essa mudança  significa avançar em quais áreas? 
VANE – O Hospital de Base melhorou bastante. A gente pegou salários atrasados, saiu de 4 para 9 leitos de UTI, amanhã (hoje) vamos inaugurar a reforma geral do hospital, mas o que precisamos hoje é que a atenção básica funcione melhor. Itabuna, como todas as cidades do país, sofre com a falta de médicos. Nós entendemos que essa reivindicação da sociedade  pelo melhor funcionamento dos postos de saúde é legítima. Espero que em agosto, setembro possamos mudar essa realidade com os postos funcionando de uma melhor maneira.
PIMENTA – O senhor já tem algum nome para o cargo?
VANE – Durante a campanha, nós prometemos que os cargos seriam indicação política, mas nunca sem perfil [para a área]. Vamos buscar uma pessoa com perfil. Nessa necessidade urgente de fazer com que a atenção básica funcione, pessoalmente estarei trabalhando neste sentido para que essa dinâmica de melhoria nas unidades possa acontecer o mais rápido possível.
__________Vane4

Não há briga com nenhum partido, muito menos o PCdoB. O PCdoB é aliado, ajudou muito a gente, tem quadros importantes no governo.

__________

PIMENTA – Dá para conciliar essa função com a de prefeito, levando em consideração a complexidade da Secretaria da Saúde?
VANE – É como eu estou falando… Sou prefeito de todas as secretarias, da saúde, da educação, da infraestrutura, só que colocamos pessoas capazes em cada área. A gente sente hoje que a maior dificuldade da cidade é a saúde. Com certeza, vamos ajudar muito mais a saúde. Estamos mais perto, negociando pessoalmente, vendo a questão dos recursos, para que a gente possa fazer com que a atenção básica, tão criticada com razão pelas pessoas que precisam, funcione melhor.
PIMENTA – O secretário será do PCdoB ou indicado pelo partido?
VANE – Pode ser alguém do PCdoB, pode não ser. Mas eu sempre digo que, do secretário ao gari, a nomeação é do prefeito. Há a indicação, mas sempre a gente analisa.
PIMENTA – Pelo lado político, o senhor não teme um atrito se a indicação não for do PCdoB?
VANE – Com toda a sinceridade, não há atrito no governo. O governo está unido, tem objetivo. É um governo só, uma prefeitura só, um prefeito e todas as secretarias precisam vestir essa camisa que é a da gestão.
PIMENTA – Não há atrito?
VANE – Não há briga com nenhum partido, muito menos o PCdoB. O PCdoB é aliado, ajudou muito a gente, tem quadros importantes no governo… Nós estamos trabalhando com harmonia. Nós só sentimos que precisávamos dar uma nova dinâmica, uma dinâmica melhor à Saúde. Reconhecemos o papel de Renan, que foi útil, deixou coisas boas, mas entendemos que é preciso outra dinâmica.
PIMENTA – O senhor elogiou o trabalho no Hospital de Base. Paulo Bicalho é o nome escolhido para a secretaria?
VANE – Paulo Bicalho é um técnico, já foi secretário [da Saúde]  de Itabuna e de Camaçari, tem todas as condições, mas Paulo tem feito um trabalho fantástico no Hospital de Base. Paulo mudou a realidade do hospital. Quando chegamos, desculpe a expressão, o Base cheirava mal. Era uma situação muito ruim. Com a nossa determinação, confiança, Paulo, sem interferência política, conseguiu sanear o Hospital de Base. A tendência é que ele permaneça no hospital para que possamos ajudá-lo, principalmente após a vinda da Gestão Plena.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

DO DIÁRIO BAHIA

Saúde: Vane deve definir novo secretário na próxima semana


Imprimir 
    
O prefeito Claudevane Leite deve ser também secretário enquanto não nomeia o novo titular da SaúdeO prefeito Claudevane Leite deve ser também secretário enquanto não nomeia o novo titular da SaúdeAo contrário do que foi divulgado durante a manhã desta sexta-feira (26), o nome do novo secretário de Saúde de Itabuna deverá ser definido na próxima semana. A informação foi dada ao Diário Bahia pelo secretário de Comunicação, Giorlando Lima.
Segundo ele, o prefeito Claudevane Leite (Vane) deverá mesmo assumir a pasta durante o processo de transição, para que os serviços não sofram "solução de continuidade".
Lima confirmou, também, que a indicação do próximo secretário de Saúde continuará a cargo do PCdoB. Nos dois últimos dias, antes de exonerar o então secretário Renan Araújo, Vane conversou com ele e com o partido.
Ainda de acordo com o secretário de Comunicação, o desgaste na Atenção Básica, com protestos e panelaços em Unidades de Saúde, foi o principal motivo da saída de Araújo. "A Atenção Básica é fundamental, porque as pessoas vão pro posto", afirmou.
Renan Araújo foi exonerado na manhã desta sexta-feira (26)Renan Araújo foi exonerado na manhã desta sexta-feira (26)Outro momento de tensão durante a gestão de Renan Araújo foi o episódio que resultou na exoneração do sanitarista Humberto Barreto do setor de Planejamento da secretaria de Saúde. Diferenças entre o secretário e o médico levaram o PCdoB a pressionar o prefeito para tirar Barreto do cargo.
A demissão do sanitarista também gerou intensas críticas ao gestor, quando foi questionada a liderança dele à frente do Centro Administrativo Firmino Alves.

DO RESUMO GERAL

ITABUNA: PREFEITO CLAUDEVANE LEITE É O SECRETÁRIO INTERINO DA SAÚDE


Falando ao vivo no programa Balanço Geral nesta sexta-feira (26), o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, afirmou querer trazer a secretaria de saúde para mais perto do seu gabinete, para poder fiscalizar melhor os recursos da gestão plena que já começam a pingar por aqui a partir da da próxima semana, mais precisamente dia 1º de agosto. Usando o termo avocar, para sinalizar de que seria o secretário interino da pasta, Claudevane demonstrou preocupação com o funcionamento das unidades básicas de saúde.
Voltou a reclamar de gestões anteriores, das dívidas em salários no valor de 15 milhões, que segundo ele já foram saneadas. Comemorou a compra da patrulha mecânica e prometeu realizar obras em alguns bairros.
Quando citou a recuperação de vias públicas, o prefeito parece ter se confundido com os números, disse já ter usado em operações pela cidade, um mil e quinhentas toneladas em asfalto. na semana passada ele afirmou ao nosso repórter que esse número seria de 600 toneladas. Ou seja, ou o prefeito se enganou ou Itabuna consumiu 900 toneladas de asfalto em apenas uma semana.

DO PIMENTA NA MUQUECA

VANE EXONERA SECRETÁRIO DE SAÚDE

Renan cai por falta de "resolutividade".
Renan cai por falta de “resolutividade”.
O prefeito Claudevane Leite exonerou o secretário municipal da Saúde, Renan Araújo, nesta manhã de sexta-feira (26). A queda do secretário era esperada há mais de um mês devido ao baixo rendimento de Renan à frente da pasta.
Vane estaria insatisfeito com a precariedade dos serviços da rede básica de saúde, mesmo após sete meses à frente do governo. “Os recursos não deixaram de chegar, mas a atenção básica não melhorou”, disse ao PIMENTA uma fonte do governo.
Nesta semana, o secretário foi bastante cobrado pela falta de médicos e de infraestrutura nos postos de saúde em matérias em emissoras locais e estaduais de televisão.
Como a última gota d´água, o prefeito não poderá inaugurar quatro das unidades de saúde anunciadas para este final de semana, quando o município completa 103 anos de emancipação política. O prefeito comandará a secretaria por, pelo menos, 30 dias ou até o PCdoB indicar um nome de consenso.
- See more at: http://www.pimenta.blog.br/#sthash.sZH3cw7Y.dpuf

quinta-feira, 25 de julho de 2013

DO RESUMO GERAL BAHIA ESPECIAL: ITABUNA 103 ANOS DR. RENAN ARAÚJO SECRETÁRIO DE SAÚDE


O Secretário de Saúde de Itabuna, Dr. Renan Araújo em entrevista à reportagem do RESUMO GERAL BAHIA, declarou estar convicto de que os serviços de saúde disponíveis ao itabunense dentro de pouco tempo entrarão num padrão que deixará a população assistida em um alto grau de satisfação.
Entusiasmado com os recursos que conseguiu alocar através da sua intervenção junto aos governos federal e estadual, Dr. Renan disse estar feliz com o que chamou de “notícias boas para Itabuna”. Chegaram mais de um milhão e meio de reais em equipamentos e em mobiliários para unidades básicas, foram gabinetes odontológicos, armários, mesas, cadeiras, porta-soro, macas, cadeiras de rodas e uma grande quantidade em equipamentos, tudo para incrementar a estrutura física das unidades básicas de saúde.
Apesar de ter recebido um quadro estrutural da saúde completamente sucateado, até mesmo com denúncia de fraude milionária na secretaria noutras gestões, o secretário já se mostra esperançoso em relação à uma efetiva melhoria na prestação dos serviços públicos de saúde para a população da cidade, já que a Gestão Plena dos recursos das média e alta complexidades a partir de 1º de agosto estará sob o controle da administração municipal, o que compreende contratos de prestação de serviços hospitalares, de outros procedimentos como; exames de laboratórios e exames complementares, que estavam sob o controle do governo estadual.
O secretário anunciou a reinauguração da unidade Dilson Cordier no próximo sábado, dia 27 e mais três unidades serão entregues nos primeiros dias de agosto. Elas estavam fechadas; as reformas já foram concluídas, só faltando equipá-las com o mobiliário que o governo municipal recebeu esta semana, além de uma quantidade expressiva em insumos e medicamentos para realizar curativos, exames e procedimentos nessas e nas outras unidades de saúde .
Para o Hospital de Base, o pronto socorro totalmente reformado será entregue à população no próximo sábado, com a presença do Secretário Estadual da Saúde Dr. Jorge Solla. Uma nova metodologia será implantada na emergência do HBLEM, o “ATENDIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS”, que consiste em organizar os atendimentos emergenciais a partir das condições em que chegam os pacientes ao hospital. Foram criadas as salas VERMELHA; onde os pacientes em situação de risco serão atendidos sem sequer o preenchimento de ficha por causa da sua gravidade, que são os casos de vítimas de acidentes, de feridos por arma de fogo e por arma branca e os politraumatizados; a sala VERDE para os casos menos graves, onde os pacientes deverão esperar pelo atendimento e a sala AZUL para pacientes sem necessidade de atendimento emergencial. Para melhorar os serviços em função dessa nova metodologia, os funcionários passarão por um treinamento especializado.
Ainda para o BASE; chegaram 1 novo gerador, 14 respiradores no valor de 46 mil reais cada um, 4 carros de anestesia para dar suporte ao médico e ao paciente e 4 desfibriladores. O hospital foi classificado por parte do Ministério da Saúde, na REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA REGIONAL o que trará um aporte financeiro no valor de 3 milhões de reais em equipamentos e reformas para a sua adequação à essa rede. Além disso, através da negociação do secretário, a saúde financeirado HBLEM ficará mais robusta com a nova verba financeira do estado que passará de um milhão e meio para mais de dois milhões e trezentos mil reais.
Dr. Renan prometeu a construção de seis novas unidades básicas, a reforma de mais cinco e o término das que estão em curso, reforma na policlínica, melhorar unidades especializadas com recursos próprios já garantidos pelo prefeito municipal.  
“Itabuna, é uma cidade importante, é referência, inclusive na saúde estadual e precisa ser preparada para o desenvolvimento e a nova conjuntura que iremos implantar na saúde municipal, apesar de todos os entraves e embaraços que pegamos, deixará o nosso povo mais satisfeito. Sabemos que temos problemas, muitos desafios, inclusive em postos de saúde que deixaram sem um mínimo de condição para atender às pessoas, mas estamos trabalhando em tempo integral para que a população desfrute de fato de um setor de saúde de excelência e que todos nós vivamos juntos esse novo tempo.”

DO POLÍTICOS DO SUL DA BAHIA

ITABUNA: SECRETÁRIO RENAN ARAUJO PODERÁ SER EXONERADO

Renan-Araújo-foto-robson-mendes

Em Itabuna a situação do secretário de saúde Renan Araujo, não está nada confortável. Já que o prefeito Claudevane Leite (PRB), está bastante insatisfeito com o seu desempenho e tinha comunicado ao presidente da Bahiagas, Davidson Magalhães, sobre uma possível mudança.

Claudevane deu um “prazo de validade” ao secretário, e segundo informações, no mais tardar na próxima semana será realizada uma reunião para chegar uma decisão sobre essa situação.

Davidson Magalhães está tentando persuadir o prefeito sobre a importância da manutenção de Renan Araujo no cargo, mas a missão é considerada muito difícil.

Segundo informações, o prefeito pretende exonerar Renan Araujo, e no seu lugar deixar provisoriamente uma pessoa de Itabuna, essa pessoa seria da sua confiança.

Nos últimos dias Renan Araujo tem sido alvo de manifestações populares e de uma campanha pesada na imprensa contra o seu trabalho.

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SINDICALISTA DILMO NASCIMENTO LUIZ DA FORÇA SINDICAL

SINDICALISTA QUE ATUAVA EM ILHÉUS MORRE ATROPELADO EM SÃO PAULO

Dilmo era do extremo-sul do estado, mas atuava há bastante tempo em Ilhéus e Itabuna.
Dilmo era do extremo-sul do estado, mas atuava há bastante tempo em Ilhéus e Itabuna.
A Força Sindical perdeu hoje (24) , Dilmo do Nascimento Luiz, uma das grandes lideranças da Força Sindical na Bahia. Segundo informações, Dilmo foi atropelado em uma via pública na cidade de Praia Grande (SP), onde acontece o encontro nacional da Força.
Dilmo era presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo, e gozava de muito prestigio junto a sindicalistas de vários setores.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

SECSUL

Praia Grande (SP): Número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no comércio é alarmante

Arquivo Fecomerciários
Especialistas defendem, em seminário da Fecomerciários, que a luta por segurança e saúde deve ser prioridade na agenda dos trabalhadores e precisa constar em acordos e convenções coletivas

Mais de 300 pessoas participaram do 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário, realizado pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo na quinta-feira (28/2), no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande. O evento, aberto pelo presidente Luiz Carlos Motta, culminou com a oficialização do Departamento de Saúde e Segurança e o lançamento do Selo de Reconhecimento Social da Fecomerciários, iniciativas que aprimoram as ações da entidade nas áreas sociais e de saúde e segurança dos trabalhadores no comércio.


Objetivos
O Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador será uma área específica e valorizada pela Federação, reforçando medidas de proteção à integridade física que a entidade e seus Sindicatos Filiados já prestam aos trabalhadores do comércio.


Já o Selo de Reconhecimento Social é uma forma de a Federação reconhecer as atuações dos Sindicatos Filiados em defesa dos direitos dos trabalhadores, nas comunidades de suas bases, dentro do contexto de responsabilidade social.


Verdadeira guerra
Na primeira palestra do evento, falando para uma plenária de comerciários e comerciárias oriundas do Interior, Baixada Santista e Capital, o técnico de segurança do trabalho e assessor na área da Secretaria Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da Força Sindical, Rogério de Jesus Santos, trouxe números alarmantes sobre a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no comércio. Sob o tema “O perfil do comerciário na ótica da saúde”, o especialista informou que somente em 2010 foram registrados 2.712 acidentes. Mas ele alerta: “Este número é maior porque nem todas as ocorrências são notificadas”.


Os supermercados ocupam o primeiro lugar na lista de acidentes e de anomalias profissionais, seguidos pelos açougues. Rogério diz que a sonegação de informações a respeito de vários casos é um desrespeito ao trabalhador e a suas entidades representativas. “Vive-se nos ambientes de trabalho uma verdadeira guerra. Se agruparmos todos os casos, corre-se menos risco de morte ou ferimentos na Síria, que está em plena guerra civil”.


No Brasil, conforme Rogério, os custos relacionados a acidentes de trabalho atingem a cifra de R$ 71 bilhões por ano. “Este dinheiro está tirando investimentos em escolas, em praças, por exemplo. Acidente de trabalho hoje no Brasil interfere até no PIB, com a retirada de 4,5% do seu valor”.

A título de exemplo no setor de serviços, que engloba o comércio, o mal que mais atinge o trabalhador é o esforço por LER, que são as lesões por esforço repetitivo. A maior parte das vítimas tem entre 17 e 30 anos. O técnico sublinha, ainda, que numa conta aproximada dos 2,5 milhões de comerciários e comerciárias que a Federação representa no Estado de São Paulo, cerca 25 mil têm ou estão bem próximos de serem acometidos por LER. Por isso, Rogério festeja a criação do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário. “É um avanço que, com certeza, vai extrapolar as fronteiras do Estado.
O presidente Luiz Carlos Motta e sua diretoria estão de parabéns pela iniciativa que vai ser tornar referência em todo o Brasil”. Rogério observa que os trabalhadores no comércio também são alvos de assaltantes em seus ambientes de trabalho, que pode resultar em ferimentos, morte e também afetá-los mentalmente, dada a violência psicológica a que são expostos. 
Forte aliado

 Arquivo Fecomerciários
À tarde, o seminário teve prosseguimento com as palestras do secretário de Saúde do Trabalhador da Força Sindical, Arnaldo Gonçalves, do médico do trabalho e sanitarista Dr. Koshiro Otani, e de João Donizete Scaboli, secretário de Saúde da Força Sindical SP, diretor de Saúde do Trabalhador da Federação dos Químicos e conselheiro nacional de saúde.
Arnaldo, que tratou da “Responsabilidade do movimento sindical na temáticade saúde e segurança do trabalho em âmbito nacional”, frisou que a Fecomerciários tem muito a comemorar com a criação do Departamento. “Ganhamos mais um forte aliado para que a produção deste país não custe a vida dos trabalhadores”.
Com o apoio de transparências, o sindicalista fez um histórico da relação capital e trabalho, exploração desumana da mão de obra e o crescimento das reivindicações sindicais na prevenção às doenças do trabalho e acidentes. “Hoje, a luta por segurança e saúde é prioridade na agenda dos trabalhadores”, frisou.
Arnaldo ilustrou sua palestra com artigos da Consolidação da Lei do Trabalho (CLT, de 1943), Declaração Universal dos Direitos Humanos (1848), Constituição Federal (1988), Código de Saúde do Estado de São Paulo (1995) e, entre outros, a Legislação sobre Segurança e Saúde do Trabalho (1977), além do Decreto 7.601, que trata da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (2011). Por fim, ele estimulou os dirigentes sindicais comerciários a inserir, cada vez mais, garantias de segurança à saúde nos acordos e convenções coletivas. “Se está no acordo e na convenção, tem força de lei!”.
Doenças
Já o Dr. Otani ressaltou em sua palestra que era “um prazer dividir este dia 28 de fevereiro com o presidente Luiz Carlos Motta, com os demais dirigentes da Federação, com os Sindicatos e com a categoria, dado o lançamento do novo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário”. Ao reiterar que a saúde do trabalhador está no campo da Saúde Pública, o médico fez, de modo didático, explicações sobre as doenças que acometem a categoria, como a LER.

“As ocorrências são previsíveis. Entretanto, nem todo empregador entende que empresa saudável tem trabalhadores igualmente saudáveis, num ambiente de trabalho que conta com um clima favorável”. Ele sublinhou que de 42 mil trabalhadores afastados pelo INSS no Brasil, seleciona-se 100 e, deste contingente, 18 são comerciários. Motivo: doença ou acidente de trabalho. “Esta categoria tem força suficiente para conscientizar seus trabalhadores a fazerem seus próprios diagnósticos e não esperar a doença avançar por medo de represálias do patrão”.
O médico assinalou também que entre 2005 e 2010 cresceu o número de casos de acometimentos mentais e osteomusculares, seguidos por dependências químicas como álcool e outras drogas. “O Ministério Público, principalmente nas cidades do Interior, tem de ser utilizado como grande aliado nesta luta. É nos municípios que questões desta natureza têm de ser resolvidas. Os Sindicatos têm poder para isso, de pressionar as Secretarias de Saúde, por exemplo, para saber que tipos de falecimentos têm ocorrido nas cidades. Com certeza, nesta pesquisa, serão encontrados muito acidentes de trabalho fatais e omitidos pelos empregadores”, concluiu.
 Arquivo Fecomerciários
Data simbólica
Fechando o ciclo de palestras com o tema “Ações e resultados em saúde do trabalhador”, Scaboli prendeu a atenção da plenária ao destacar a importância do novo Departamento da Federação estar sendo lançado em 28 de fevereiro, Dia Internacional de Combate à LER. “A data é simbólica para o lançamento deste estratégico Departamento. Parabenizo o presidente Motta e sua Diretoria pela iniciativa e agradeço o convite por testemunhar o nascimento deste novo setor”.
À medida que o Departamento for se estruturando, Scaboli propõe uma espécie de descentralização do mesmo. ”Para zelar, prevenir e combater os riscos à saúde e à segurança dos comerciários, é fundamental que os Sindicatos Filiados também criem Departamentos afins”, finalizou.

DO PIMENTA NA MUQUECA

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Comunistas de plantão consideram injustas as críticas ao secretário da Saúde de Itabuna, Renan Araújo, assim como as ponderações acerca dos indícios de manobra do governo para “ensovacar” o Conselho Municipal da Saúde.
Pior: cururus bem próximos do secretário acham que os ataques são elucubrados dentro do  governo, por uma ala que pretenderia o rompimento do prefeito Claudevane Leite com o PCdoB.
Segundo os autores e disseminadores desta teoria, o “eixo do mal” ficaria alojado em dois setores da administração: a Controladoria e a Secretaria da Fazenda…

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABUNA

Processo: 0500936-51.2013.8.05.0113
Classe: Ação Civil Pública
Área: Cível
Assunto: Controle Social e Conselhos de Saúde
Distribuição: Sorteio - 19/07/2013 às 16:54 - 1ª Vara da Fazenda Pública - Itabuna
Controle: 2013/000539
Valor da ação: R$ 5.000,00

SECSUL/ITABUNA E REGIÃO

Praia Grande (SP): Eduardo Campos, Geraldo Alckmin e Manoel Dias confirmam presença no Congresso Nacional da Força Sindical

Evento, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho, ocorrerá na Praia Grande (SP)

O ministro Manoel Dias, do Trabalho e Emprego, os governadores Eduardo Campos, de Pernambuco e Geraldo Alckmin, de São Paulo, e o senador Lindbergh Farias estarão na abertura do 7º Congresso Nacional da Força Sindical, às 14 horas, amanhã (dia 24), no Ginásio dos Esportes Falcão, na Praia Grande. 

O Congresso acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho. Nestes três dias de trabalhos, cerca de 4 mil dirigentes sindicais de todo o País vão discutir ações, posicionamentos, estratégias e formas de lutas para garantir e ampliar direitos, gerar empregos e promover a cidadania.

O tema escolhido é: “Garantir conquistas, mais empregos, direitos e cidadania”. O Congresso também elegerá a nova diretoria da Central para os próximos quatro anos.

Foram convidados para a solenidade de abertura a presidenta da República, Dilma Rousseff; os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, Manoel Dias, do Trabalho e Emprego, e Garibaldi Alves, da Previdência Social; os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Pernambuco, Eduardo Campos; o senador Aécio Neves e a ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva, entre outros.
O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, ressalta a importância do Congresso para a troca de informações, a aprovação das resoluções e para o fortalecimento da Central. “As resoluções, que deverão ser aprovadas, irão nortear nossa luta nos próximos anos. Somos uma Central de luta, que aponta caminhos para o desenvolvimento e não se nega a negociar, como ocorre nas grandes democracias”, afirma.

“Durante os três dias de Congresso, os delegados debaterão temas de interesse dos trabalhadores que constam do documento-base elaborado pela Central, e que irá nortear as discussões. As prioridades são garantir direitos, empregos e cidadania”, destaca o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o Juruna.

Crescimento: a Força Sindical tem hoje cerca de 2.900 entidades filiadas de diferentes categorias. Na área do comércio, estão sindicatos de trabalhadores da área de combustível, comerciários, varejistas, ambulantes e farmacêuticos, além de movimentadores e arrumadores de mercadorias.
No setor de serviço estão as entidades que representam os empregados das áreas de asseio e conservação, edifícios e condomínios, hotéis, hospitais, bares e restaurantes, mototaxistas, portuários, refeições coletivas, fast-food, secretariados, vigilantes e serviços diversos, entre outros.
No setor da indústria estão os sindicatos de metalúrgicos (extrativistas, metalúrgicos, siderúrgicos, ferro e fundição), construção (cerâmicas, construção civil, construção mobiliária, construção pesada, marcenaria, madeira e fósforo), químicos, borracheiros e trabalhadores em fábricas de brinquedos, jóias e gessos, papel e papelão, plásticos e vidros, alimentação, panificação, bebidas, têxtil, fiação e tecelagem, vestuário, confecções, alfaiataria e couro.
Na área dos urbanitários estão os telefônicos, condutores e trabalhadores em transporte rodoviário de cargas. A Central tem associados também nos setores financeiro, saúde e serviços gerais, gráficos, eletricitários, aposentados, rurais, pescadores e administração pública (servidores municipais, estaduais e federais).