Total de visualizações de página

sábado, 31 de agosto de 2013

AOS ACS E ACE


COMUNICADO GERAL AOS ACS/ACE

O Fórum Estadual das Entidades Sindicais dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias do Estado da Bahia, por intermédio de sua Coordenação Geral, vem por meio deste comunicar aos ACS e ACE da Bahia que a votação do Piso Salarial Nacional, antes prevista o dia 03 de setembro, foi adiada.
O adiamento se dará devido a um comunicado da presidência da Câmara dos Deputados Federais, feito no dia 28/08, informando que, apesar de todos os esforços, não foi possível pautar a matéria para esta semana. Mesmo tendo com a votação todas as Medidas Provisórias, contrariando as expectativas, o Governo manteve o caráter de urgência constitucional do Projeto que trata da Mineração, já sabendo que seu parecer final só fica pronto no início de outubro, segundo previsões.

Dessa forma, em reunião realizada nesta quarta-feira (28), coma presença de representantes da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde), diversos parlamentares e o presidente da Câmara dos Deputados, senhor Henrique Alves, ficou acordado que, tão logo a pauta seja desobstruída, o primeiro projeto que será votado será o PL 7495/06, que regulamenta o Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE. Tal compromisso foi noticiado em rede nacional pelo próprio presidente da Câmara e por diversas outros parlamentares. Mesmo com o adiamento ficaremos todos mobilizados para irmos a Brasília garantir a aprovação do nosso Piso Salarial Nacional.

Itabuna, 29 de agosto de 2013

Josivaldo de Jesus Gonçalves
Coordenador Geral

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CONACS

CONACS

CONACS - Notícias

COMUNICADO URGENTE

A CONACS vem em caráter de urgência comunicar a todas as Federações e sindicatos, bem como, a categoria em geral, que está adiada a votação do Piso Salarial Nacional, prevista para a próxima semana, dia 03 de setembro.

O adiamento se dará devido a um comunicado da presidência da Câmara ocorrido no dia de ontem, informando que apesar de todos os esforços para ter a pauta destrancada ainda essa semana não foi possível, mesmo tendo sido votado todas as Medidas Provisórias, contrariando as expectativas, o Governo manteve o caráter de urgência constitucional do Projeto que trata da Mineração, já sabendo que seu parecer final só fica pronto segundo previsões no início de outubro.
Dessa forma, em reunião realizada ontem a noite, presentes a CONACS, diversos parlamentares e o Presidente da Câmara Henrique Alves, ficou acordado que, tão logo a pauta seja desobstruída, o 1º projeto que será votado, deverá ser o PL 7495/06, que regulamenta o Piso Salarial. Tal compromisso foi noticiado em rede nacional pelo próprio Presidente da Câmara Henrique Alves e diversos outras Lideranças partidárias.
ATÉ QUANDO A PAUTA FICARÁ TRANCADA
No início do mês de agosto, quando foi realizada a 2ª Vigília, todos foram pegos de surpresa com o argumento de que não poderia ser realizada nenhuma votação do Piso Salarial porque a pauta estaria trancada, marcada essa votação para o dia 03 de setembro, quando já segundo expectativas, a pauta já estaria liberada para as votações da Câmara.
Ocorre que, dos 5 itens que trancavam a pauta, apenas 2 foram votados, ou seja, a MP 613 e 616. Os outros 3 itens são projetos de lei “carimbados” com regime de urgência constitucional, e esse “carimbo” é dado ou retirado apenas pela Presidente da República, e só podem ser votados na ordem cronológica em que foram incluídos na Pauta de votação.
Assim, o primeiro projeto de urgência constitucional que está trancando a pauta ainda está na fase de Audiências Públicas, e a Comissão Especial que faz sua análise tem uma previsão de apenas no final de setembro, início de outubro que este projeto estará apto a ser votado em Plenário.
Os demais projetos de urgência constitucional já estão prontos pra serem votados, e segundo os parlamentares não terão dificuldades para serem votados.
Em reunião com o presidente Henrique Alves, a presidente da CONACS Ruth Brilhante fez o questionamento sobre a previsão de quando a pauta estaria desobstruída, tendo como resposta um posicionamento firme: “Eu estive agora falando com o Governo e Michel Temer, e reiterei o nosso pedido de que a Presidente retirasse o regime de urgência do Projeto de Regulamentação da Mineração e eu me comprometeria a pauta-lo no inicio de outubro. Mas se o Governo tiver com a intensão de trancar a pauta da Câmara, eu não vou a admitir isso em hipótese alguma, não podemos ficar 2 meses sem poder votar os projetos de interesse dos parlamentares! Por isso dei o prazo até terça-feira (03/09) para que o Governo retire o regime de urgência, ou, então vamos colocar o PL da Mineração na pauta e derrubá-lo em Plenário... e com isso votamos os demais projetos e liberamos a pauta para as votações de interesse da Câmara.”
DAS PRÓXIMAS PROVIDÊNCIAS DA CONACS
Diante dessa reviravolta na data de votação do PL 7495/06 a CONACS decidiu suspender a Mobilização da próxima semana, mas desde já, CONVOCA seus Diretores e Lideranças da categoria de cada Estado para estarem presentes em reunião extraordinária nos dias 03 e 04 de setembro em Brasília, e juntos organizarmos as novas estratégias de mobilização.
É fundamental que as lideranças estejam presentes na próxima semana em Brasília, pois teremos que avaliar todo o andamento das negociações para a desobstrução da Pauta e definir a data da próxima Mobilização, se possível ainda para a semana do dia 10/09.
Contamos com a compreensão de todos e reiteramos o nosso compromisso de estar lutando para a aprovação do nosso Piso Salarial.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DO AZULZINHO NOTÍCIAS

Um absurdo está acontecendo no Posto de Saúde da Califórnia. A enfermeira que se passa por Administradora do posto Camila Brito, proibiu os Agentes Comunitários de Saúde de entrar na recepção do posto, até para assinar o ponto onde todos os funcionários têm acesso livre ela proibiu. Proibiu também os Agentes de marcar consultas e exames para a comunidade carente, a enfermeira se passa por chefa dando ordens a todos passando por cima das ordens do responsável, que é o enfermeiro supervisor do programa. Os Agentes de Saúde estão indignados com certas atitudes da mandona, e quer a saída dela do posto urgente. E não para por ai; essa enfermeira já bateu boca com pessoas da comunidade causando transtorno até para os colegas de trabalho. Eu espero que o Secretário de Saúde tome uma providencia urgente e remova essa “chefa” de meia tigela para uma aldeia de Índios.

BAIRRO SÃO LOURENÇO DE ITABUNA - BAHIA

ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO MSÃO LOURENÇO SERÁ NO DIA 22 (VINTE DOIS) DE SETEMBRO DE 2013NA IGREJA CATÓLICA, LOCALIZADA NA RUA BOM JESUS, 150, BAIRRO SÃO LOURENÇO FORAM INSCRITAS TRÊS CHAPAS.



SINDIACS INCLUSÃO DE DIREITORES NÃO VÁLIDA


Ministério do Trabalho e Emprego Brasil - País rico é país sem pobreza



EXTRATO DE ALTERAÇÃO DE DADOS PERENE
Data De Para
07/01/2013 Inexistente Solicitação não concluída
07/01/2013 Solicitação não concluída Solicitação concluída
07/04/2013 Solicitação concluída Não Válida




DIRIGENTES SINDICAIS Função CS RF
ROBERTO LIMA MACHADO Presidente X X
JOSIVALDO DE JESUS GONCALVES Vice-Presidente
ZILAR PORTELA SANTOS Tesoureiro X
EDMILTON FERREIRA DOS SANTOS Diretor
JOSE CARLOS GONCALVES RIBEIRO Diretor
BENILDES RIBEIRO DE ALMEIDA Diretor
MARCIA DA SILVA CEO Diretor
MOEMA DE SOUZA BAFICA Diretor
CLAUDIA OLIVEIRA DIAS Diretor
HELENA BARBOSA DA SILVA Suplente de Diretoria
MARIA IZABEL DA SILVA FABRICANTE Suplente de Diretoria
EDNA ANTUNES DOS SANTOS Suplente de Diretoria
MARILENE DE SANTANA SANTOS CERQUEIRA Suplente de Diretoria
ERIVELTON MARQUES DO NASCIMENTO Suplente de Diretoria
IVANILDO PAIXAO DE SOUZA Suplente de Diretoria
GEANE VASCONCELOS SILVA Suplente de Diretoria
FABIOLA ROCHA DOS SANTOS Suplente de Diretoria
ALBA ALVES NASCIMENTO AGUIAR Suplente de Diretoria
MARLI DA SILVA SANTOS VITORIA Membro do Conselho Fiscal
SHEILA CESARIO SANTOS Membro do Conselho Fiscal
SONIA NERES DOS SANTOS Membro do Conselho Fiscal
FABIO COSTA DE SOUZA Membro do Conselho Fiscal
JEAN ALMEIDA DA COSTA Membro do Conselho Fiscal
ORLEY RODRIGUES DOS SANTOS Membro do Conselho Fiscal

SINDIACS

Brasil - País rico é país sem pobreza


EXTRATO DE ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA
Data De Para
21/12/2011 Inexistente Solicitação não concluída
21/12/2011 Solicitação não concluída Solicitação concluída
05/03/2012 Solicitação concluída Em Conferência
05/03/2012 Em Conferência CGRS

Anterior à SA
Profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde da Família, trabalhadores do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e PSF (Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Família). (Lei nº 11.350 - de 05 de outubro de 2006).
Solicitada na SA
Profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde da Família, trabalhadores do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e PSF (Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Família). (Lei nº 11.350 - de 05 de outubro de 2006).Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia
Anterior à SA
Abrangência: Intermunicipal
Solicitada na SA
Abrangência: Intermunicipal

FASE DATA Observação
PRO 15/02/2012
ENT 05/03/2012
REC 26/04/2012 27
RGA 26/04/2012
FASE DESCRIÇÃO
ENT Entrada do Processo no Cadastro Nacional das Entidades Sindicais
PRO Pedido protocolado no Protocolo Geral do MTE
REC Recebimento de Processo
RGA Retorno do Processo para distribuição

Situação Data e Hora da Situação
Aguardando Distribuição 04/09/2012 10:51:16


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CONACS

CONACS

CONACS - Notícias

CONVOCAÇÃO GERAL DOS ACS E ACE

 CONVOCAÇÃO GERAL DOS ACS E ACE


CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por intermédio de sua Diretora Presidente, vem por meio desta CONVOCAR, todos os ACS e ACE do País para participarem da “3ª VIGÍLIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS ACS E ACE”, que se realizará nos dias 03, 04 e 05 de Setembro de 2013, na Esplanada dos Ministérios, Brasília -DF a partir das 09:00 horas da manhã do dia 03/08, com concentração no Congresso Nacional. Na programação ainda deverá constar a apreciação da votação do PL 7495/06 e Audiências no Senado Federal a fim de discutir a aprovação do PL 7495/06 e outros temas de financiamento da saúde pública do País.

Esclarecemos que esta mobilização é em caráter de urgência e está sendo promovida com o objetivo de obtermos uma posição dos Deputados e Senadores diante da regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE, já que depende exclusivamente dos parlamentares a regulamentação da EC 63/10. A presença e participação de todas as Federações filiadas à CONACS, sindicatos da categoria, ACS e ACE e simpatizantes da causa, será fundamental para a conquista dos nossos objetivos de aprovação do Piso Salarial Nacional.

É de igual forma fundamental que todos os colegas ACS e ACE, independentemente de serem ou não filiados a alguma Federação ou Sindicado da categoria se mobilizem e venham em caravanas, pois agora precisamos de todos em Brasília!

OBS: Em tempo, informamos que esta mobilização será organizada pela CONACS e demais entidades sindicais envolvidas no movimento! Maiores informações serão disponibilizadas a qualquer momento via site www.conacs.com.br , podendo entrar em contato via telefone 062 9949-8365 / 8196-3838, 062 3505-1315 (13:00h às 17:00h), ou ainda por e-mail conacs2011@hotmail.com.

CONQUISTAS E DIREITOS



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ASSOCIAÇÃO CANINDEENSE DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS (ACACSACE) UNIDOS SOMOS FORTES CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO/SE

Edital de convocação
Prezados companheiros Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias venho convidá-los a se fazer presente nesta sexta-feira dia 30 de Agosto do ano em curso, para participarem da reunião extraordinária da nossa Associação (ACACSACE) que acontecerá no Centro Comunitário, 1ª chamada 8:00:00Hs e 2ª chamada 8:30 de acordo com estatuto.
PAUTA:
• Quando será a eleição da ACACSACE;
• Viagem para Brasília;
• Piso salarial;
• O que ocorrer.
Sua presença é de suma importância, não falte.
José Adailton de Souza
Presidente da ACACSACE
Curtir ·  · há 2 horas · 

IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família

IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família



As inscrições  no dia 1º de agosto e seguem até 15 de setembro de 2013

Brasília (DF) irá acolher – em 2014 – pessoas de todo o país em um encontro que será importante marco para a atenção básica brasileira!
Aproximadamente 10 mil pessoas – entre trabalhadores, gestores e usuários de todas as regiões – estarão reunidas na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família para promover um intercâmbio que tem por objetivo estimular soluções criativas e replicáveis para os desafios em relação ao acesso com qualidade aos serviços de saúde na atenção básica.
Durante o evento haverá apresentação de relatos, mesas redondas, atividades culturais e diversas formas de interação entre os participantes. Entre as novidades da IV Mostra está a formação de uma equipe de curadores, que dará todo o suporte necessário para a elaboração das experiências inscritas.
As inscrições de experiências devem ser realizadas entre 1º de agosto e 15 de setembro de 2013. Para mais informações acessewww.atencaobasica.org.br/mostra.

IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família

IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família



As inscrições no dia 1º de agosto e seguem até 15 de setembro de 2013

Brasília (DF) irá acolher – em 2014 – pessoas de todo o país em um encontro que será importante marco para a atenção básica brasileira!
Aproximadamente 10 mil pessoas – entre trabalhadores, gestores e usuários de todas as regiões – estarão reunidas na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família para promover um intercâmbio que tem por objetivo estimular soluções criativas e replicáveis para os desafios em relação ao acesso com qualidade aos serviços de saúde na atenção básica.
Durante o evento haverá apresentação de relatos, mesas redondas, atividades culturais e diversas formas de interação entre os participantes. Entre as novidades da IV Mostra está a formação de uma equipe de curadores, que dará todo o suporte necessário para a elaboração das experiências inscritas.
As inscrições de experiências devem ser realizadas entre 1º de agosto e 15 de setembro de 2013. Para mais informações acessewww.atencaobasica.org.br/mostra.

Jorge Solla se reúne com novo secretário de Saúde de Itabuna

O secretário da saúde do Estado, Jorge Solla, se reuniu nesta quarta-feira (21), com o novo secretário de Saúde de Itabuna, Plínio Adrey. O encontro foi realizado na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo, em Salvador. A conversa entre os gestores serviu para reafirmar os compromissos já assumidos anteriormente e também para que a gestão plena dos serviços de saúde no município possa de fato beneficiar a população.

"Estamos dando continuidade ao trabalho para reestruturar os serviços de saúde na cidade, dando ênfase para a atenção básica", afirmou Plínio Adrey. Ele ainda falou dos serviços do Hospital de Base, que recentemente recebeu investimentos do Governo do Estado para a aquisição de equipamentos para a emergência. "A parceria com o a Sesab ajuda a manter Itabuna como polo na área da saúde", apontou Plínio Adrey.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CONACS

Pressão, pressão, pressão!
 Pressão, pressão, pressão!
Pressão, foi o que se viu e ouviu na 2ª Vigília Nacional pelo Piso Salarial, convocada pela CONACS. Como havia sido solicitado pelos próprios Deputados na última Audiência Pública realizada no dia 18/06, a CONACS prometeu e cumpriu: Fez pressão!
Agentes de saúde de todo o País atenderam a Convocação da CONACS e quase 5 mil ACS e ACE participaram da maior manifestação de todos os tempos da categoria a favor do Piso Salarial Nacional e do Plano de Carreira. “A esses bravos colegas, muito obrigada!”, diz Ruth Brilhante, que completa “...a confiança dos colegas, a compreensão, o respeito pelas lideranças da CONACS e acima de tudo, a esperança que todos depositam nessa luta, fizeram dessa mobilização algo inesquecível para nós e para a Câmara de Deputados!
O fato da pauta do plenário estar trancada, foi algo imprevisível, e mesmo com tantas adversidades, a determinação da categoria fez a diferença, pois, ao deixar claro que não iria voltar de mãos vazias, a pressão vista de perto pelo Presidente da Câmara e especialmente pelo Ministro Padilha, resultou num acordo entre Governo e Câmara de Deputados, que possibilitou a definição do dia 03 de setembro para a votação do PL 7495/06, já estando garantido na Pauta de votação, anunciado na Voz do Brasil e convocado em Plenário, pelo próprio presidente Henrique Eduardo Alves.
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Dessa forma, foi dado um grande e importante passo para a conquista da regulamentação do Piso Salarial Nacional, e temos que agradecer muitos parceiros, de forma especial os colegas, diretores da CONACS, representantes de vários sindicatos e as caravanas dos Estados da Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Piauí, Espírito Santo, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rondônia.
Também precisamos ressaltar a valiosa parceria dos parlamentares, lideranças partidárias e com muita justiça, citamos nomes imprescindíveis à nossa luta como os dos Deputados, Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), João Ananias (PC do B/CE), Domingos Dutra (PT/MA), Carmem Zanotto (PPS/SC), Fátima Bezerra (PT/RN), Geraldo Resende (PMDB/MS), Mandetta (DEM/MS), Rosane Ferreira (PV/PR), Pedro Chaves (PMDB/GO), João Campos (PSDB/GO), Amauri Teixeira (PT/BA), Waldenor Pereira (PT/BA), Benjamim Maranhão (PMDB/PB), Assis Carvalho (PT/PI), Valtenir Pereira (PSB/MT), Daniel Almeida (PC do B/BA),Alice Portugal (PC do B/BA), Jô Morais (PC do B/MG) e Benedita da Silva (PT/RJ).
Outro agradecimento, que se faz necessário e fundamental, é ao Presidente da Câmara de Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), pois permitiu sem precedentes na história, que mais de 3 mil Agentes de Saúde ocupassem as galerias do Plenário da Câmara, os corredores e todas as dependências da Câmara, não havendo qualquer incidente de violência ou maus tratos aos colegas ACS e ACE, sendo muito importante a parceria mutua existente entre a Polícia Legislativa e as lideranças da CONACS.
O QUE VAI SER VOTADO
O que ficou acordado com o Presidente da Câmara e o Ministro Padilha é que deverá ser votado no próximo dia 03/09 o texto do relator Domingos Dutra (PT/MA), aprovado em outubro de 2011, com a apresentação em Plenário de 2 Emendas Modificativas, sendo a primeira que alteram o valor do Piso Salarial estabelecido no texto original, atualizando  o seu valor para R$ 950,00, e a segunda emenda, retira do texto original o escalonamento que previa aumento de despesas para a União até 2015.
Sendo assim, fica em linhas gerais garantido: 1) Piso Salarial Nacional para os ACS e ACE a partir da sanção do PL 7495/06, no valor de R$ 950,00; 2) Data Base de Reajuste Salarial todo mês de Janeiro; 3) Índice de reajuste equivalente ao do salário mínimo; 4) Inclusão dos ACS e ACE no Plano de Carreira, em um prazo máximo de 1 ano após a aprovação da Lei; 5) O repasse do Governo Federal para pagamento do Piso Salarial dos ACS e ACE fica  regulamentado por Lei e não  mais por portarias.
OS PRÓXIMOS PASSOS
Sabemos que a única garantia que de fato o PL 7495/06 será votado dia 03 de setembro, é a presença maciça dos ACS e ACE no Congresso Nacional mais uma vez. E ainda que haja um consenso por parte dos parlamentares em nos apoiar, não devemos desprezar a força da Confederação Nacional dos Municípios, que irá fazer tudo que puder para atrapalhar a votação do Piso Salarial Nacional do ACS e ACE.
Por isso, a CONACS desde já CONVOCA toda categoria a estar presente do Congresso Nacional na semana de votação, ou seja, dias 03, 04 e 05 de setembro, e até lá, solicita que os colegas  promovam uma campanha via internet, nas redes sociais, e-mail e etc, pedindo o compromisso dos Deputados e Senadores para a aprovação do PL 7495/06. 

FEDERAÇÃO BAIANA DAS ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E COMBATE ÀS ENDEMIAS

GRUPO INTEGRADO DE SAÚDE E AÇÃO SOCIAL

 EM AÇÃO FUNDADO EM 1999


A comunidade do Bairro São Lourenço inserida nas oficinas técnicas básicas da pintura, bordados crochê, artesanato e outros. Projetos estes que foram idealizados pala Srª Marinalva Novaes no ano de 2006 com o Projeto Arte Pela Vida com o objetivo de atender as crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os resultados desse trabalho são percebidos rapidamente no desenvolvimento das habilidades básicas sendo aprovado em Brasília.


























ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Acordo prevê posse de novo Conselho de Saúde em Itabuna

0
Em menos de dois meses, a cidade de Itabuna deve ter empossado o novo Conselho Municipal de Saúde, conforme acordo firmado hoje, dia 19, entre o Ministério Público estadual e as autoridades locais. Em reunião realizada pela manhã no auditório Tarik Fontes com a presença de vereadores, secretário municipal de Saúde e conselheiros, foi fixado um calendário com a eleição agendada para o próximo dia 28 de setembro e a posse para 8 de outubro.
Os termos do acordo, propostos pelo promotor de Justiça Clodoaldo Anunciação, também visam corrigir a equivocada destituição de 18 conselheiros. Eles deverão retomar suas funções, com mandato até o próximo dia 7 de setembro, para integrar, juntamente com membros do Conselho Estadual de Saúde, a comissão que conduzirá as eleições, sob o acompanhamento da Câmara Municipal e do Ministério Público. Segundo o promotor, espera-se assim revolver irregularidades apontadas em ação civil pública ajuizada em 18 de julho último pela 10ª Promotoria de Justiça de Itabuna.
Nela é pedida a anulação, devido a vício de ilegalidade, da Lei Municipal 2.333, de 18 de junho de 2013, com a qual o prefeito Claudevane Moreira Leite repassou para ele a atribuição de deliberar assuntos do Conselho, e na qual ele se baseou para emitir o Decreto 10.503/2013, que revogou decretos anteriores dando posse aos conselheiros. Pelo acordo, o decreto especificado deverá ser revogado.

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS


CONVOCAÇÃO GERAL DOS ACS/ACE


O Forum Estadual das Entidades Sindicais dos ACS/ACE do Estado da Bahia, por intermédio da Coordenação Geral, no uso de suas atribuições do regimento, em conformidade com as deliberações da Assembléia Geral realizada no dia 14/08/13, em Brasília, vem por meio deste CONVOCAR, os ACS e ACE da Bahia a se fazerem presentes na “3ª VIGÍLIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS ACS E ACE”, a ser realizada nos dias 03, 04 e 05 de Setembro de 2013, na Esplanada dos Ministérios, Brasília -DF a partir das 08:00 horas da manhã sendo a concentração no Congresso Nacional.Ficando ainda deliberado que a produtividade só será entregue após o dia 03/09, e no dia 03/09, toda a categoria ficará paralisada em seus respectivos municípios até que o PL 7495/2006, seja aprovado.

Itabuna, 19 de Agosto de 2013



Josivaldo de Jesus Gonçalves
Coordenador Geral

FEDERAÇÃO BAIANA DAS ASSOCIAÇÕES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E COMBATE ÀS ENDEMIAS


A eleição dos 24 conselheiros da Saúde em Itabuna será realizada em setembro de 2013 mediante acordo da proposta do Ministério Público uma das condições: O município de Itabuna revogará o decreto 10.503 restabelecendo-se a eficácia do Decreto 10.462, de 28 de maio de 2013 e do Decreto 10.486, de 17 de junho de 2013, de maneira que as entidades cujos conselheiros já foram nomeados e empossados, no total de 18 conselheiros retomariam as suas funções como conselheiros municipais de saúde de Itabuna, com o único objetivo de conduzir o processo eleitoral.


Ficou acordado que a publicação no Diário Oficial do Município, de edital de convocação da eleição será no dia 02 de setembro de 2013, com as normas do processo eleitoral com prazo de 15 dias para encerramento das inscrições. No dia 28 de setembro de 2013 realização simultânea de todos os fóruns para eleição de entidades por seguimento, com o apoio administrativo, material do município de Itabuna para viabilizar o processo.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PREFEITURA E CAIXA

Prefeitura e Caixa alteram período para recadastramento no FGTS

A Secretaria da Administração da Prefeitura de Itabuna adiou para o dia 9 de setembro o início da atualização de dados dos servidores públicos municipais ativos e inativos visando a individualização das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. O adiamento decorreu da necessidade de a Caixa Econômica Federal realizar um curso no dia 21, com técnicos provenientes de Salvador, para a individualização das contas. O servidor deve comparecer, entre os dias 9 e 13, à União dos Servidores Municipais de Itabuna – Usemim munido de fotocópia autenticada ou o original da Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Identidade (RG); CPF, Comprovante de Residência, inscrição no PIS e Contrato de Trabalho comprovando vínculo empregatício. A convocação alcança os servidores efetivos, ainda que afastados ou aposentados, com vínculo com a Prefeitura de 1º de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 2012. A individualização permitirá aos servidores já aposentados sacar o benefício e aos demais se utilizarem do FGTS para aquisição de bens, a exemplo de imóveis. A individualização é uma reivindicação antiga dos servidores, tentada em gestões passadas, mas somente conquistada agora.
DATAS PARA APRESENTAÇÃO POR ORDEM ALFABÉTICA:
·         Servidores com nomes iniciados com as letras A, B, C, D, E e F...............09.09.2013
·         Servidores com nomes iniciados com as letras G, H, I, J e K ................... 10.09.2013
·         Servidores com nomes iniciados com as letras L, M e N .........................  11.09.2013
·         Servidores com nomes iniciados com as letras O, P, Q, R e S................. 12.09.2013
·         Servidores com nomes iniciados com as letras T, U, V, W, X, Y e Z........  13.09.2013

SINDIACS


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ACS e ACE

PISO SERÁ VOTADO NO DIA 03 DE SETEMBRO

Estava prevista para hoje às 11:00, na Presidência da Câmara uma reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Dep. Henrique Alves e lideranças dos Agentes. A categoria foi surpreendida quando obteve a informação de que o Ministro estava no Congresso, na comissão de seguridade social debatendo o: "Mais médico". De imediato todos os agentes se dirigiram ao local em que estava o Ministro e ocuparam os corredores das salas das comissões no congresso. Centenas de agentes comunitários e de Endemias obstruirão as duas entradas da sala da comissão e com palavras de ordem exigiam a regulamentação do piso salarial.

MINISTRO SAI DA SALA DA COMISSÃO ESCOLTADO PELA POLÍCIA

Ao término do debate na sala da comissão de seguridade social sobre o "Mais Médico" o clima ficou tenso. Os agentes invadiram o local e só com o acordo de que o Ministro se reuniria naquele instante com o Presidente da Câmara dos Deputados, foi possível a sua saída da sala, mesmo assim escoltado pela policia do congresso.

REUNIÃO DEFINE VOTAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO DO PISO

A entrada do salão verde do Congresso ficou ocupada pelos agentes que gritavam palavras de ordem. Na reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Presidente da Câmara dos Deputados e lideranças dos Agentes o Deputado Henrique Alves se comprometeu em colocar o projeto de lei que regulamenta a EC-63 em votação no dia 03 de setembro.